Freddy Ortiz, aluno peruano bolsista da FUNIBER do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação, publica o “Manual de Conciliação Extrajudicial”
Freddy, natural de Huancayo (Peru), é Graduado em Direito e Administração pela Universidade Nacional Maior de São Marco (Peru) e pela Universidade de Ricardo Palma (Peru), respectivamente. Também, tem o Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Simão Bolívar (Equador) e o Mestrado em Responsabilidade Social Corporativa pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha). Ainda, também tem a Especialização em Resolução de Conflitos e Cultura da Paz pela Universidade de Uppsala (Suécia).
O estudante do Peru é Docente na Universidade Nacional Maior de São Marcos e colaborou com a Escola Complutense Latino-americana organizada pela Universidade Complutense de Madri (Espanha). Por outro lado, também é capacitador de conciliação do Ministério da Justiça e Diretos Humanos do Peru.
Atualmente, Freddy encontra-se estudando o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação patrocinado pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidade Científica do Sul (UCSUR) e pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI).
Recentemente, o especialista em Conciliação e Resolução de Conflitos publicou o “Manual de Conciliação Extrajudicial”.
O que significa para você ter publicado o livro “Manual de Conciliação Extrajudicial”?
Por um lado, significa uma nova etapa da pesquisa desenvolvida para difundir entre as novas gerações o estudo da conciliação, e, por outro lado, é o 6º texto que publico, o 4º sobre conciliação extrajudicial.
Representa consolidar melhor o saber e traduzi-lo em um texto profundo, mas também dinâmico e de leitura simples sobre o sistema de Conciliação (conhecido como Mediação em outros países da América Latina). Destacando, segundo minhas pesquisas iniciais, as raízes andinas da conciliação da época do Império Inca até o presente.
Como os conhecimentos adquiridos com o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação da FUNIBER colaboraram para publicar este livro e para futuros projetos?
Considero que os estudos de Mestrado são muito valiosos, pois complementaram meus conhecimentos em algumas áreas da Resolução de Conflitos e Mediação/Conciliação que desejo aprofundar, e com certeza me ajudaram no desenvolvimento de uma nova obra que publicarei sobre Direito Familiar e Conciliação neste ano de 2016.
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação?
Decidir cursar o Mestrado porque sempre procuro me atualizar permanentemente e vi na proposta da FUNIBER um vínculo ao campo da prevenção e resolução de conflitos.
Algo que me interessou imensamente é o programa curricular e a qualidade dos docentes, como Ramón Alzate, que conheço há muito tempo, um grande amigo docente e pesquisador de primeira linha. Com quem, inclusive, compartilhei uma cátedra na Escola Complutense Latino-americana, desenvolvida na Universidade de São Marcos, onde lecionava no curso de Técnicas de Negociação e Estratégias de Defesa em 2014.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
A qualidade de seus conteúdos e o programa acadêmico, assim como a forma bastante profunda de suas leituras e estritas formas de avaliação, que são um desafio e fazem um Mestrado de primeiro nível.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?
Me parece que os profissionais desenvolveram e desenvolvem um excelente trabalho acadêmico e de assessoria. Os materiais demonstram esta profundidade em seus conhecimentos. Os conteúdos estão excelentemente elaborados e adéquam-se aos dados mais atuais vinculados à matéria de estudo.
Como você está aplicando os conhecimentos adquiridos com a FUNIBER em seu âmbito profissional?
Aplico-os precisamente como docente capacitador em Conciliação Extrajudicial adequando à nossa realidade muitas das teorias e conteúdos curriculares vinculados ao ensino que devo realizar aqui no Peru.
Links relacionados:
- Aluna publica livro sobre sua Dissertação de Mestrado
- Opinião de Rosa Palma, aluna da Especialização em Formadores de Formação Continuada da FUNIBER
- Opinião de Dick Octavio Oros, aluno do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação da FUNIBER
- Opinião de Francisco López, aluno do Mestrado em Ciência e Tecnologia Marinha da FUNIBER