Giovanni Villarreal, aluno bolsista pela FUNIBER Colômbia do Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção, opina sobre sua experiência de estudar a distância
Aplicação do conhecimento: um prato delicioso
Não. Isso decidiu Giovanni e não houve forma de que mudasse de opinião. Não ia permitir que se repetisse a história em que teve que abandonar sua Especialização em Gestão Ambiental, em Remará, por ter que ir viver em outra cidade. Pensava que estudaria de novo, desta vez on-line, enquanto revisava a variedade de programas que a FUNIBER oferecia. Um dos programas representava um prato delicioso no qual se conjugavam áreas da Gestão que tanto o apaixonavam: a Qualidade e a Gestão Ambiental, campos nos quais teve que mergulhar ainda aprendendo a nadar enquanto outros já tinham iniciado a carreira. A adrenalina das auditorias, das certificações, a satisfação de gerar consciência ambiental aos outros sempre o deixaram com água na boca.
Por que estudar a distancia com a FUNIBER?
Giovanni queria formalizar sua experiência adquirida, e nada melhor que poder fazê-lo escolhendo seu próprio horário, evitando deslocamentos que nas grandes cidades são uma tortura. Talvez o amor por sua esposa o dirigiu para a Saúde Ocupacional, campo no qual ela trabalha. Um tempero a mais para levantar-se quando ainda o sol ainda não tinha feito sua primeira sombra do dia, e entregar-se à leitura e análise dos materiais oferecia como um delicioso mel em favo, o Favo FUNIBER no Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção.
Para Giovanni era um prazer sair para seu trabalho nas manhãs com a plenitude de ter satisfeita sua fome de conhecimento nas horas da madrugada. O melhor estava por vir nestes dias, em que o que tinha aprendido nas madrugadas podia voltar a ser saboreado no transcurso do dia, em seu trabalho, como quando ele não queria deixar de saborear aquele vinho que trazia tão boas lembranças. Voltava a lembrar de numerais, princípios e exclusões ao trabalhar na implementação do Sistema de Gestão de Qualidade na empresa onde trabalhava, uma empresa mineradora. Ademais, os Sistemas de Gestão de Qualidade no campo de mineração na Colômbia não eram muito comuns, o que em sua opinião, animava-lhe ainda mais a implementá-lo.
Aplicando o aprendido com a FUNIBER
Como era de esperar, não resultava fácil a tarefa de mostrar as vantagens de implementar um Sistema que, para muitos, era desnecessário. Se você tem uma empresa e não quer vê-la crescer e na qual não veja nenhuma ameaça no mercado…claro…você não precisa de um Sistema de Gestão, pensava Giovanni. Esta mudança de pensamento em vários níveis da organização foi o primeiro passo para lançar as bases de um Sistema de Gestão que ainda está dando seus primeiros passos, mostrando na vida real o que Giovanni via em suas madrugadas frente a seu computador. Foi como ver em seu prato o jantar que apenas contemplava como uma receita que jamais poderia preparar.
Se desejar conhecer mais opiniões de alunos da FUNIBER, consulte os seguintes links:
- Opinião de Iscaura Alcántara, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER
- Opinião de Jessel Alegre, aluna do Mestrado em Gestão Integrada da FUNIBER
- Opinião de María de los Ángeles Monterde, aluna do Doutorado em Projetos da FUNIBER
- Opinião de Andrés Alberto Alvarado, aluno do Mestrado em Direção Estratégica