Victoria Maier, aluna bolsista pela FUNIBER Chile do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais, opina sobre estudar a distância com a FUNIBER
A aluna do Chile participou do FUNICONCURSO “Opiniões FUNIBER” e classificou-se entre os 10 semifinalistas.
Um aviso mágico
Minha experiência com a FUNIBER foi totalmente emocionante e satisfatória; para que possam entender, contarei alguns fatos da minha vida.
Sou chilena e Química por profissão. Por meu trabalho, a primeira vez que escutei a expressão ‘contaminação atmosférica’ foi em 1983, quando ia medir-se a contaminação atmosférica de Santiago do Chile. Feliz por trabalhar em algo tão novo, considerando que pertenço a uma geração onde isto não era tema de estudo, não estava nos livros.
Posteriormente, trabalhei em indústrias alimentícias, e em 1990 comecei a trabalhar na área ambiental, que no Chile era incipiente, mas já se tinha claro a importância desta área e a necessidade de adquirir mais conhecimentos sobre a mesma.
Depois de vários anos, voltei a estudar para cursar a Graduação em Química, necessária naquela época, pois eu sonhava em fazer um Mestrado. Para adquirir o título tive que viajar a Santiago do Chile, que fica a quase 700 quilômetros de onde eu moro, para aulas presenciais as sextas-feiras e sábados durante um ano. Então, não me importou percorrer quase 1.400 quilômetros todas as semanas e fazer todo meu trabalho entre as segundas e quintas-feiras, com a intenção de voltar a estudar.
Sempre desejei seguir estudando, mas não tinha podido fazê-lo por razões econômicas e de disponibilidade horária. Com esta experiência, ficou claro que seria muito difícil poder cumprir meu sonho de ter um Mestrado, embora, até então, eu tivesse aulas de química na Universidade.
Estudar na FUNIBER
Passaram-se mais vários anos, até que um dia olhando o jornal vi um aviso para fazer uma Especialização em Consultoria Ambiental com a FUNIBER, mediante a colaboração da Universidade de Santiago do Chile. Imediatamente, telefonei para saber de que se tratava, e o maravilhoso é que reunia tudo o que eu necessitava. A modalidade era a distância. A outra notícia maravilhosa era que existia o Programa de Bolsas de Estudos da FUNIBER; eu não disponibilizava de todo o dinheiro para custear o Mestrado, então me candidatei a uma Bolsa e me concederam 50%.
Foram estas duas maravilhas que me permitiram conseguir meu sonho de seguir estudando. Quando ia terminar a Especialização em Consultoria Ambiental, a FUNIBER ofereceu-me fazer o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais. Não tinha nada para questionar, voltei a solicitar uma Bolsa de Estudos da FUNIBER, e graças a esta Bolsa hoje tenho meu sonhado Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais desde o ano 2005. Uma prova de que às vezes os sonhos demoram, mas acontecem.
O Mestrado não apenas me serve para ampliar meus conhecimentos na área ambiental, como também a modalidade de estudo a distância, que no ano 2000 era toda uma novidade e que hoje em dia é um dos melhores métodos de estudo, que todos os docentes têm tido que aprender. O Campus Virtual com notas, provas, matérias, etc. era uma novidade nesta época e, no âmbito pessoal, ajudou-me muito a entrar neste sistema, porque poucos anos depois colaboraria para meu trabalho.
Assim, a Fundação Universitária Iberoamericana durante todos estes anos mostrou amplamente que todas as pessoas, de diversas partes do mundo, podemos voltar a estudar e a comunicar nossas experiências em diversos temas, sem importar a idade e as barreiras culturais.
Faz 10 anos que conclui o Mestrado, e ao escrever meu relato meus sentimentos são encontrados, pois nunca pude voltar a trabalhar na área ambiental, que é um de meus sonhos pendentes; principalmente porque acredito que hoje poderia contribuir mais que nos anos 90, quando me apaixonei por esta área. Entretanto, sinto-me feliz de ter feito o Mestrado, é um dos meus sonhos cumpridos. Além disso, posso influenciar igualmente os estudantes das diversas carreiras nas que sou docente.
Durante todos estes anos pude contribuir com conhecimentos às distintas gerações que ajudei a formar, que se conscientizem que o Meio Ambiente é responsabilidade de todos, que não tem a ver com um curso ou área em especial, e que se cada um contribuir com um grão de areia podemos cuidar dos recursos e conseguir ter um planeta em equilíbrio, pois, acima de tudo, a Terra é nosso lar e devemos convertê-lo em um mundo melhor para todos; minha contribuição, humildemente, realizo com a Química.
Finalmente, desejo agradecer a FUNIBER que não abandona seus ex-alunos; existem os blogs da FUNIBER aos quais se podem inscrever-se e manter-se informado das novidades, pesquisas e notícias relacionadas com uma área em particular. Eu estou inscrita em dois blogs que são: o de Meio Ambiente e o de Nutrição, que ajudam a manter-me em dia nestas áreas.
Às novas gerações, digo que o conhecimento não ocupa espaço nem peso, não é nenhuma mochila que tenhamos que carregar, o que alguém aprende ninguém pode tirar. Só é necessário o desejo interno de aprender e, muitas vezes, uma ajuda econômica como as Bolsas de Estudos da FUNIBER. Além disso, hoje temos toda a tecnologia para poder estudar, já não há barreiras de distância, não importa em que parte do mundo você esteja.
Links relacionados:
- Opinião de Giovanni Villarreal, aluno do Mestrado em Gestão Integrada da FUNIBER
- Opinião de Iscaura Alcántara, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER
- Opinião de Jessel Alegre, aluna do Mestrado em Gestão Integrada da FUNIBER
- Opinião de Ana Elisa Martínez, aluna do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação da FUNIBER