María Marrero, aluna da República Dominicana bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Educação, opina sobre sua experiência estudando a distância com a FUNIBER
María, natural de La Vega (República Dominicana), é Graduada em Ciências da Educação com mérito de honra Magna Cum Laude pela Universidad Nacional Pedro Henríquez Ureña (UNPHU) e Engenheira de Sistemas e Processamento Eletrônico de Dados pela Universidad Dominicana O & M. Também tem o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER, com a colaboração da Universidad de Jaén (Espanha).
Atualmente, trabalha como Professora de Ensino Médio na área de Línguas Estrangeiras, na disciplina de inglês. Também, é parte do grupo de docentes que trabalha para o Ministério da Educação da República Dominicana (MINERD), e realizou estudos continuados concedidos pelo Instituto Nacional de Formação e Capacitação de Magistério (INAFOCAM).
Conversamos com a estudante de República Dominicana para que ela nos explique qual foi sua experiência na FUNIBER.
Por que você decidiu estudar a distância?
A formação a distância é a pedagogia do século XXI, utilizando ferramentas informáticas mediante o Campus Virtual; é uma oportunidade única de crescer que demanda disciplina, motivação e iniciativa de pesquisa adicional para enriquecer os conteúdos do Programa de Estudos.
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Educação da FUNIBER?
O conteúdo do programa do Mestrado é uma excelente opção educativa pela metodologia de formação a distância e com o Campus Virtual que oferece. Além disso, minha formação inicial é em Ciências Sociais, mas as Ciências Técnicas sempre me encantaram e eu desejava desenvolver competências tecnológicas para o ‘ensino século XXI’.
O que você mais gostou no Mestrado? O que destacaria?
Através do Campus Virtual se interage com profissionais de diferentes contextos, enriquecendo a formação multicultural. A FUNIBER fomenta o desenvolvimento profissional concedendo bolsas de estudo. O excelente pessoal que dá atenção ao estudante na sede da República Dominicana.
O que você opina dos professores do Mestrado? E do programa de estudos?
Um fator determinante na formação a distância é a ação tutorial, a FUNIBER possui professores qualificados para o desenvolvimento acadêmico do Plano de Estudos; um programa extraordinário e atualizado de acordo às linhas epistemológicas de qualquer área do conhecimento.
Como Graduada em Ciências da Educação e Professora no Ministério de Educação da República Dominicana, em que o Mestrado da FUNIBER contribuiu?
Inevitavelmente, a realização do Mestrado ampliou meu horizonte formativo fundamentado nas teorias de aprendizagem, diversidade escolar, estratégias de ensino, papel do tutor, resolução de conflitos escolares, tecnologias educativas, criação de matérias em plataformas virtuais. Obviamente, oficinas e projetos utilizando as TIC, assim como instrumentos de avaliação.
Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos com o Mestrado em Educação em seu trabalho?
É paradoxal, mas não estou aplicando todos os conhecimentos aprendidos no Mestrado em Educação, a revolução educativa não foi centralizada, o diretor não investe os recursos que o Ministério de Educação concede na implementação de uma sala de aula ou laboratório tecnológico.
Neste ano escolar 2015-2016, fui traslada ao ensino médio, trabalho na área de Línguas Estrangeiras, na disciplina de inglês, às vezes levo laptop e caixas de som para que os estudantes pelo menos escutem o áudio de um tutorial do conteúdo a ser tratado.
O que você opina da plataforma virtual da FUNIBER?
A interface da plataforma permite acesso rápido, fácil manejo e visualização imediata das ferramentas.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
FUNIBER, a melhor opção para estudar a distância, acessa-se às tecnologias informáticas mediante um inovador Plano de Estudos, facilitado por excelentes acadêmicos – tutores em cada disciplina. Desde qualquer lugar, mediante um dispositivo com acesso a Internet, e o tempo é você quem organiza. FUNIBER – Plataforma do Elearning com biblioteca virtual.
Links relacionados:
- Opinião de Pedro Villegas, aluno da Especialização em Nutrição e Dietética Aplicada da FUNIBER
- Opinião de Carolina Piramanrique, aluna do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação da FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Início de uma grande amizade graças a FUNIBER
- Opinião de Roberto Ramos, aluno da Especialização em Jornalismo e Ciências da Informação da FUNIBER