Enrique Murillo, aluno espanhol bolsista da FUNIBER do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, conta porque decidiu estudar a distância e como está sendo a experiência
Enrique, natural de Quintana de la Serena (Espanha), é Graduado em Estudos Ingleses pela Universidad de Sevilla e está cursando o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
Atualmente, o estudante vive em Friburgo (Alemanha), onde trabalha como professor de espanhol em duas Volkshochschulen (Universidades populares alemãs) e como professor de inglês e espanhol em outras instituições educativas.
Conversamos com o aluno espanhol para que explique porque decidiu estudar a distância e como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu âmbito profissional:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira?
Decidi começar este programa por várias razões: primeiro, estudar na FUNIBER me permitia seguir trabalhando além de ficar na cidade em que resido, Friburgo em Brisgóvia (Alemanha). Ainda assim, o fato de que a FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico ofereçam um Mestrado universitário me ajudou a decidir por esta opção.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
O que eu gosto do Mestrado é que tem um caráter majoritariamente prático; mescla a teoria, que, é claro, tem sua importância, com a prática; além disso, propõem-se trabalhos realistas nos quais o professor aplica a teoria à realidade do docente e desenvolve as habilidades que servirão para o trabalho posterior.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?
Quanto aos professores, só tive boas experiências; a Área de Formação de Professorado é muito competente. Sempre que tive dúvidas e entrei em contato com qualquer um dos professores, me responderam e solucionaram a dúvida com rapidez, além de muito eficazmente. Em relação ao programa, me parece que é muito completo; atualmente estou na 5ª fase avançada, ou seja, ainda me falta um quadrimestre e meio para terminar o Mestrado; o tempo passa voando!
Como Graduado em Estudos Ingleses, em que o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira está contribuindo?
Este Mestrado está proporcionando o enfoque pedagógico que preciso para completar minha formação como professor e, em especial, como professor de espanhol.
O que você opina sobre a metodologia de estudo que a FUNIBER propõe? E sobre o Campus Virtual?
Em minha opinião, me parece que o programa se desenvolve a uma velocidade adequada; uma disciplina por mês, com uma metodologia muito completa. Por um lado, temos a Guia do Curso, e por outro lado as leituras obrigatórias, normalmente, artigos. Se desejarmos saber mais ou aprofundar ainda mais sobre qualquer disciplina ou tema, sempre temos a nosso alcance uma bibliografia especialmente pensada para cada disciplina e aspecto da formação.
Um aspecto que eu gostaria de destacar do programa é a oportunidade única que nos proporciona, todos os trabalhos devem ser realizados em dupla. Desta forma, graças a FUNIBER, trabalhei e conheci professores de espanhol de todo o mundo e em especial do mundo hispânico, enriquecendo meu conhecimento sobre outros países hispanofalantes e sua maneira de trabalhar. O componente internacional e humano deste Mestrado é algo que tenho que ressaltar, absolutamente.
Quanto ao Campus Virtual, tenho a dizer que é preciso dedicar tempo para familiarizar-se com ele. Uma vez feito isto, torna-se uma ferramenta essencial. Pode-se tirar muito proveito quando se sabe utiliza-lo bem.
Você acredita que o Mestrado te abrirá novas portas no âmbito profissional?
Estou convencido disso, já que está contribuindo com a formação, assim como os conhecimentos que preciso para desenvolver-me como docente no mundo laboral.
O que você diria às pessoas que estejam pensando em estudar a distância com a FUNIBER?
Eu tinha algumas duvida sobre se estudar a distância seria a opção adequada para mim. Em minha situação, sim, foi, sem dúvidas. Apenas posso animar a todos que estejam pensando em fazê-lo. Sinceramente. Deve-se apenas ter muita disciplina e seguir as instruções que a FUNIBER indica; todo o resto é tranquilo, e… é claro, estudar.
Links relacionados:
- Opinião de Alfonso de Jesús Alfonso, aluno do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação da FUNIBER
- Opinião de María Marrero, aluna do Mestrado em Educação da FUNIBER
- Opinião de Pedro Villegas, aluno da Especialização em Nutrição e Dietética Aplicada da FUNIBER
- Opinião de Maritzabeth Pita, aluna do Mestrado em Educação da FUNIBER