Opinião de Enrique Murillo, aluno do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira da FUNIBER

Opinião de Enrique Murillo, aluno do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira da FUNIBER

Enrique Murillo, aluno espanhol bolsista da FUNIBER do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, conta porque decidiu estudar a distância e como está sendo a experiência

Enrique, natural de Quintana de la Serena (Espanha), é Graduado em Estudos Ingleses pela Universidad de Sevilla e está cursando o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Atualmente, o estudante vive em Friburgo (Alemanha), onde trabalha como professor de espanhol em duas Volkshochschulen (Universidades populares alemãs) e como professor de inglês e espanhol em outras instituições educativas.

Conversamos com o aluno espanhol para que explique porque decidiu estudar a distância e como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu âmbito profissional:

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira?

Decidi começar este programa por várias razões: primeiro, estudar na FUNIBER me permitia seguir trabalhando além de ficar na cidade em que resido, Friburgo em Brisgóvia (Alemanha). Ainda assim, o fato de que a FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico ofereçam um Mestrado universitário me ajudou a decidir por esta opção.

O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?

O que eu gosto do Mestrado é que tem um caráter majoritariamente prático; mescla a teoria, que, é claro, tem sua importância, com a prática; além disso, propõem-se trabalhos realistas nos quais o professor aplica a teoria à realidade do docente e desenvolve as habilidades que servirão para o trabalho posterior.

O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?

Quanto aos professores, só tive boas experiências; a Área de Formação de Professorado é muito competente. Sempre que tive dúvidas e entrei em contato com qualquer um dos professores, me responderam e solucionaram a dúvida com rapidez, além de muito eficazmente. Em relação ao programa, me parece que é muito completo; atualmente estou na 5ª fase avançada, ou seja, ainda me falta um quadrimestre e meio para terminar o Mestrado; o tempo passa voando!

Como Graduado em Estudos Ingleses, em que o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira está contribuindo?

Este Mestrado está proporcionando o enfoque pedagógico que preciso para completar minha formação como professor e, em especial, como professor de espanhol.

O que você opina sobre a metodologia de estudo que a FUNIBER propõe? E sobre o Campus Virtual?

Em minha opinião, me parece que o programa se desenvolve a uma velocidade adequada; uma disciplina por mês, com uma metodologia muito completa. Por um lado, temos a Guia do Curso, e por outro lado as leituras obrigatórias, normalmente, artigos. Se desejarmos saber mais ou aprofundar ainda mais sobre qualquer disciplina ou tema, sempre temos a nosso alcance uma bibliografia especialmente pensada para cada disciplina e aspecto da formação.

Um aspecto que eu gostaria de destacar do programa é a oportunidade única que nos proporciona, todos os trabalhos devem ser realizados em dupla. Desta forma, graças a FUNIBER, trabalhei e conheci professores de espanhol de todo o mundo e em especial do mundo hispânico, enriquecendo meu conhecimento sobre outros países hispanofalantes e sua maneira de trabalhar. O componente internacional e humano deste Mestrado é algo que tenho que ressaltar, absolutamente.

Quanto ao Campus Virtual, tenho a dizer que é preciso dedicar tempo para familiarizar-se com ele. Uma vez feito isto, torna-se uma ferramenta essencial. Pode-se tirar muito proveito quando se sabe utiliza-lo bem.

Você acredita que o Mestrado te abrirá novas portas no âmbito profissional?

Estou convencido disso, já que está contribuindo com a formação, assim como os conhecimentos que preciso para desenvolver-me como docente no mundo laboral.

O que você diria às pessoas que estejam pensando em estudar a distância com a FUNIBER?

Eu tinha algumas duvida sobre se estudar a distância seria a opção adequada para mim. Em minha situação, sim, foi, sem dúvidas. Apenas posso animar a todos que estejam pensando em fazê-lo. Sinceramente. Deve-se apenas ter muita disciplina e seguir as instruções que a FUNIBER indica; todo o resto é tranquilo, e… é claro, estudar.

Links relacionados: