Guillermo González, aluno da Colômbia bolsista da FUNIBER do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação, explica como está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu âmbito profissional
Guillermo, natural de Medellín (Colômbia), é Engenheiro de Sistemas pela Universidade de Medellín e também tem o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação patrocinado pela FUNIBER, com a colaboração da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI Porto Rico).
Atualmente, o especialista em Engenharia de Sistemas trabalha como Líder de Arquitetura Empresarial em tecnologias disruptivas que potencializam a estratégia digital da maior entidade financeira da Colômbia, o Grupo Bancolombia.
Uma vez finalizado o Mestrado, conversamos com Guillermo para que explique como está aplicando os conhecimentos aprendidos com o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação em seu dia a dia profissional:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação da FUNIBER?
Estive durante um bom tempo procurando um programa de estudos de especialização que me permitisse crescer profissionalmente no contexto gerencial e estratégico, mas que não se desligasse das tecnologias da informação. Alguns programas que encontrei eram muito bons, mas tinham um enfoque nitidamente técnico, assim que quando encontrei o programa de estudos do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação, foi muito gratificante e o conteúdo unia-se muito bem ao que estava procurando. Adicionalmente, tive a sorte de ter uma Bolsa de Estudos com a FUNIBER que facilitou ainda mais a decisão de fazer este programa.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
A profundidade dos conteúdos vistos durante o Mestrado permitia aprender e compreender com um excelente nível de detalhe cada um dos temas, a ótima combinação dos enfoques estratégicos e técnicos permitia-me complementar e enriquecer o conhecimento adquirido durante minha vida profissional. Para destacar, sempre tenho muito presente a flexibilidade dos horários que a FUNIBER oferece para cursar seus programas.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?
Contei com um grupo de professores composto por pessoas e profissionais altamente qualificados, que não só guiavam os conteúdos oferecidos pelo programa, mas contribuíam com conhecimentos muito valiosos com base em suas experiências. O programa em geral é muito adequado, salvo que, como sempre, tive o infortúnio de trabalhar com tecnologias de vanguarda e tendências de inovação, alguns temas (geralmente os técnicos) faziam referência a tecnologias ou tendências que, embora fossem um referente para aprender sobre um determinado tema, datavam de 5 ou mais anos desde que os documentos de suporte acadêmico tinham sido redigidos, e como sabem, isso em tecnologia é uma eternidade, pela velocidade e dinamismo com o que as TI mudam.
Como Engenheiro de Sistemas, em que o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação da FUNIBER está contribuindo?
Foi um excelente complemento para reforçar e adquirir conhecimentos em direção, estratégia e, é claro, habilidades administrativas, que somadas aos conhecimentos técnicos que tinha em minha formação profissional como engenheiro, são uma grande junção para seguir no caminho de cada dia ser um profissional mais integral.
Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos com o Mestrado em seu trabalho como SOA Leader no Bancolombia?
As novas tecnologias, a inovação, a tendência ao digital, entre outros temas, exigem permanentemente contar com uma visão estratégica, ou poder determinar as melhores opções para a tomada de decisões, a gestão dos riscos, o planejamento devido, entre outras atividades, são elementos fundamentais aprendidos e reforçados durante meus estudos, que me permitem dia a dia formar um perfil profissional mais acorde às necessidades que o Grupo Bancolombia busca, como organização líder no contexto financeiro e tecnológico do país.
Você já recebeu o título? Em caso positivo, quanto demorou em tê-lo em mãos?
Sim, já tenho meu título faz mais de um ano. Demorou uns 6 meses aproximadamente em chegar.
Você pôde validar o título na Colômbia? Em caso positivo, qual foi o processo de validação?
Na data não realizei o trâmite de revalidação, mas conheci casos de pessoas que apresentaram e validaram o título ante as entidades governamentais e não tiveram nenhuma dificuldade.
O que você diria às pessoas que estejam pensando em estudar a distância com a FUNIBER?
Minha mensagem para as pessoas que estejam interessadas em cursar os programas que a FUNIBER oferece é que é uma muito boa opção para pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos, contar com a assessoria oportuna e muito qualificada dos docentes e tutores, um conteúdo muito adequado e desafiador, e, é claro, a oportunidade de cursar um Mestrado (ou outros programas de especialização) com a flexibilidade que muito poucas universidades ou programas de estudo a distância podem oferecer.
Links relacionados:
- Opinião de Maripilis Rivera, aluna do Mestrado em Direito e Negócios Internacionais da FUNIBER
- Opinião de Enrique Murillo, aluno do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira da FUNIBER
- Opinião de María Marrero, aluna do Mestrado em Educação da FUNIBER
- Opinião de Roberto Ramos, aluno da Especialização em Jornalismo e Ciências da Informação da FUNIBER