Nutricionistas podem ajudar a reduzir o avanço das doenças crônicas

Nutricionistas podem ajudar a reduzir o avanço das doenças crônicas

De acordo com a OMS, 59% das mortes em todo o mundo são causadas pelo desenvolvimento de doenças crônicas. O Doutorando Iñaki Elío, especialista em nutrição e dietoterapia e professor da FUNIBER, explica-nos que alguns males crônicos como o câncer, as doenças cardiovasculares e a diabetes podem ser desencadeadas por uma influência negativa da dieta. Nesse contexto global, Elío considera que no âmbito trabalhista crescerá a demanda por profissionais formados em nutrição e dietética nos próximos anos, tanto na área da saúde como na agroalimentar.

O especialista diz que a nutrição está se posicionando como um fator imprescindível na prevenção de doenças crônicas e como uma disciplina que permitiria obter economias no sistema de saúde.

O Doutorando Iñaki é professor responsável pelas disciplinas de Nutrição Hospitalar, Patologia digestiva: teoria e prática clínica, Doenças de grande prevalência: teoria e prática clínica e Outras enfermidades: teoria e prática clínica, na FUNIBER.

A partir da visão particular de sua especialidade, Iñaki tem analisado a realidade dos hospitais e indicado que nesse ambiente os pacientes malnutridos são mais suscetíveis ao prolongamento de seu estado. O especialista explica que esses pacientes geralmente se veem afetados pela incidência de infecções e pelo atraso na cicatrização de feridas. Além disso, no caso dos pacientes oncológicos, 22% apresentam caquexia (desnutrição com perda exagerada de peso, astenia e anemia). Nessa área, a nutrição conseguiria reduzir os custos dos tratamentos ao reduzir o tempo de permanência dos pacientes.

Pesquisa

O Doutorando Iñaki realizou distintas pesquisas no campo da nutrição. Em 2010, finalizou seu Mestrado em Nutrição e Metabolismo na Universidade de Barcelona, com a tese “Gastrectomia Tubular y By-Pass Gástrico: Comparación de la progresión dietética, evolución ponderal y actividad física en los primeros 18 meses tras la cirugía”, junto ao grupo de pesquisa CIBERDEM, Endocrinology Service, do Hospital de Bellvitge.

Atualmente, esse especialista está cursando Doutorado em Projetos de Saúde e Nutrição na Universidade Internacional Ibero-americana, e está trabalhando em sua tese sobre a valorização da ingestão dietética em um grupo de estudantes de pós-graduação ibero-americanos.

Foto: Jordi Carrete/Funiber