O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) indica que o aquecimento global existe, é muito grave e é claramente de origem antrópica. Este relatório indica que os gases de efeito estufa (GEE) são os principais agentes causadores do aquecimento global e, portanto, a redução destes poluentes é essencial para garantir um desenvolvimento sustentável.
Um dos principais focos de contaminação radica nas atividades industriais, o que provocou nos últimos anos a promulgação de grande quantidade de normativas e regulações na área ambiental. Eduardo García, coordenador editorial da área de meio ambiente da FUNIBER e Professor da Universidad Internacional Iberoamericana de Porto Rico (UNINI Porto Rico), considera que “este foi um fato chave para atribuir ao meio ambiente sua devida importância na hora de empreender um projeto, acima, inclusive, de questões técnicas e econômicas”.
O especialista afirma que problemas como as mudanças climáticas, a desertificação ou o comprometimento da camada de ozônio são apenas alguns dos problemas que devemos enfrentar como sociedade, sendo as empresas agentes que desempenham um papel fundamental na configuração social e que possuem uma responsabilidade direta sobre o impacto no planeta.
A globalização impôs um novo cenário, onde para ser competitivos é “imprescindível formar as futuras gerações em áreas importante como a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a otimização energética, só para citar alguns exemplos…”.
Da perspectiva de García, somente uma adequada educação dos empregados ofereceria às empresas as ferramentas para propor soluções sustentáveis a médio e longo prazo. É por isso que “as Universidades melhoraram seus planos de estudo nos últimos anos, introduzindo no currículo tradicional algumas disciplinas de caráter ambiental. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, e é aí que os estudos de pós-graduação podem dar um enfoque mais especializado do tema”.
Eduardo García é Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidade Politécnica de Catalunya (UPC) e possui Mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidade de León. O especialista comenta que suas áreas de interesse estão relacionadas, principalmente, com a gestão de resíduos, o tratamento de águas, as energias renováveis e a implantação de sistemas de gestão ambiental, abordando estas áreas com um enfoque integral que permita oferecer soluções específicas ao entorno empresarial.