Conversamos com Mercedes Briones, Professora da área de Saúde e Nutrição da FUNIBER, sobre sua experiência no campo da nutrição infantil desenvolvida na Guatemala
Mercedes Briones, Doutora Internacional em Nutrição, é Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Graduada em Nutrição Humana e Dietética. Possui também em seu currículo um Mestrado em Nutrição.
Atualmente, atua como Professora das disciplinas de “Nutrição infantil”, “Origem fetal de patologias”, “Desnutrição” e “Informática aplicada à pesquisa em nutrição”, todas relacionadas com a área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Além disso, também orienta teses de Doutorado e dissertações de Mestrado nesta mesma área de conhecimento. Também, é Professora da Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México).
Guatemala: Trabalhando contra a desnutrição infantil
A Professora da FUNIBER, quando cursou a Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos em Reading (Reino Unido), estabeleceu contato com companheiros da Guatemala que lhe explicaram um dos principais problemas deste país: a desnutrição crônica. Seu interesse pela situação do país centro-americano foi tanto, que decidiu viajar para a Guatemala para poder aplicar seus conhecimentos em nutrição para combater o problema de desnutrição. Chegando ao país, foi convidada a realizar o Doutorado Internacional em Nutrição.
Durante sua estadia na Guatemala, a Doutora Briones colaborou com o orfanato Casa Guatemala NGO, onde avaliou o estado nutricional de mais de 180 crianças e elaborou cardápios escolares equilibrados com os alimentos disponíveis e adequados à cultura gastronômica do país, entre outras atividades. Além disso, também implantou o Projeto de Cooperação Internacional e Nutrição do Centro de Iniciativas de Cooperação ao Desenvolvimento da Universidade de Granada (CICODE), focado na melhoria da alimentação de crianças do orfanato da Guatemala. Em sua opinião, “foi sem dúvida uma grande responsabilidade estar à frente deste projeto, mas me deu também muita alegria e satisfação poder realizá-lo”.
Ao final de sua estadia no país centro-americano, a especialista em nutrição infantil opina que “a experiência na Guatemala foi maravilhosa, e os 4 anos que passei neste país me permitiram conhecer em primeira mão o estado nutricional e as condições de vida de crianças de diferentes classes sociais, combinando com a participação em congressos de Cooperação e Nutrição, que me enriqueceram muito tanto em nível pessoal quanto profissional”.
Especialização em nutrição com a FUNIBER
A Professora da FUNIBER afirma que tanto os programas de Mestrado quanto de Doutorado em Nutrição da Fundação “são excelentes e sempre atualizados”. Mercedes destaca também o campus virtual como um dos pontos fortes da metodologia de ensino da FUNIBER, incluindo o acompanhamento dos alunos pelo corpo docente, formando uma grande equipe humana sempre disposta a estar próxima e atender o aluno, fazendo desta uma experiência de qualidade em todos os sentidos”.
Links relacionados:
- Isabel Martorell: Quer se tornar um profissional da nutrição com a FUNIBER?
- FUNIBER renova o Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética
- Opiniões FUNIBER Argentina: Experiência de estudar nutrição a distância
- Opiniões FUNIBER México: “Estudar um Mestrado com validade internacional”
Nota: a professora Mercedes Briones participa da rede universitária com a qual colabora FUNIBER.