Entrevista com Silvia Quer sobre a nova especialização em Psicologia e Psicopatologia da nutrição

Entrevista com Silvia Quer sobre a nova especialização em Psicologia e Psicopatologia da nutrição

A especialização em Psicologia e Psicopatologia da Nutrição oferece formação em Psicologia e Neurociências aplicada ao campo da nutrição para abordar todas as situações que você pode encontrar numa nutrição profissional de saúde ou psicologia em seu dia a dia.

Esta nova especialização patrocinada pela FUNIBER será ministrada na modalidade on-line, e tem uma duração máxima de 6 meses.

Entrevistamos Silvia Quer, coordenadora desta nova especialização, que descreveu a metodologia, conteúdo e os aspectos mais importantes da nova especialização de Psicologia e Psicopatologia da nutrição que a FUNIBER promove.

  1. Quais são os objetivos desta nova especialidade?

Esta especialidade é focada em profissionais, visando ao conhecimento e às ferramentas necessárias para entender como nosso cérebro e as emoções afetam o comportamento alimentar e vice-versa. Ela também se concentra em como algumas doenças e drogas psicotrópicas influenciam o comportamento alimentar, e como  a mídia influencia na alimentação das pessoas.

  1. Como o programa de estudo é estruturado?

O programa está estruturado em 4 disciplinas. O objetivo é que os alunos adquiram o funcionamento teórico e prático do cérebro e as emoções do conhecimento, bem como todos os aspectos que podem afetar o comportamento alimentar e vice-versa. Além disso, nesses assuntos também serão dadas ferramentas para agir em consulta.

  1. Que tipo de titulação receberão os alunos quando o programa terminar?

Os alunos receberão um certificado emitido pela Universidade onde ele está matriculado, patrocinado pela FUNIBER. Atualmente esta especialização só é oferecida pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO).

  1. Qual diferença essa especialização tem em relação a outras similares já existentes no mercado?

A Psicologia e Psicopatologia da Nutrição é uma especialização muito recente, ao ponto que este programa é o primeiro a oferecer essa especialização. Até agora, os profissionais têm sido capacitados separadamente: capacitação em psicologia e treinamento em nutrição. Assim, o objetivo deste programa é fornecer todo a capacitação necessária em um curso de especialização, com atualizado e gerido pelos melhores conteúdos especialistas.

  1. Quais oportunidades profissionais podem ter os estudantes que cursam esta especialização?

Os profissionais que decidem fazer esta especialização podem trabalhar em hospitais e centros de saúde, bem como centros especializados em problemas relacionados com o comportamento alimentar. Eles também podem trabalhar em associações de pacientes, e que têm restrições alimentares, ou como professores de ensino de educação regulamentada e não-regulamentada.

  1. Qual a metodologia proposta pela FUNIBER para a realização da especialização “Psicologia e Psicopatologia da Nutrição”?

A metodologia utilizada inclui materiais atuais feitos por especialistas no campo. O aluno tem o conteúdo da disciplina, bem como materiais complementares. Também são oferecidos fóruns de discussão e ferramentas de autoavaliação além de comunicação direta com o professor. Cada disciplina tem atividades de avaliação diferentes, tais como atividade fórum, atividade prática, e exame. O aluno deve realizar essas três atividades para passar na disciplina.

 

Como foi apresentado por Silvia, o curso é destinado a profissionais interessados ​​em ampliar sua formação na área da psicologia aplicada à nutrição: sobretudo a Nutricionistas que desejam se especializar no campo da psicologia da alimentação e nutrição, ou profissionais Psicologia que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a ingestão e comportamento alimentar.

 

Mais Informações: Psicología y Psicopatología de la Nutrición