O Dr. Roberto M. Alvarez, diretor do novo Mestrado em Competências Profissionais de Projetos da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), promovido pela FUNIBER, descreve as características mais importantes deste novo programa.
O Mestrado em Competências Profissionais de Projeto, que começará em novembro de 2019 no modo on-line, visa desenvolver competências em gestão de projetos, formar profissionais que dominam e aplicam conceitos técnicos e éticos e orientam-se para um plano de carreira como diretores de projetos.
Nessa entrevista, o Dr. Alvarez detalha aspectos relacionados aos objetivos e estrutura do programa. Ele também destaca que o mestrado, desenvolvido com a contribuição de profissionais do IPMA Argentina, oferece uma “formação abrangente no qual a Universidade se une, com a correspondente contribuição e diploma acadêmico, e uma instituição profissional de reconhecimento internacional, para fornecer todo o mencionado experiência e habilidades profissionais”.
Quais objetivos esse novo mestrado tem?
Atualmente, o mundo universitário exige uma formação acadêmica, com alto perfil internacional, ainda mais na pós-graduação, ou seja, um profissional pode aplicar seus conhecimentos no lugar do mundo em que decide se desenvolver independentemente da Universidade onde estudou, isto é o que chamamos de “Internacionalização Universitária”
Se nos concentrarmos, em particular, no espaço acadêmico de Formação de Projetos, “Management“, podemos ver que o mercado de trabalho profissional na área também exige a aquisição de habilidades profissionais; não basta apenas o conhecimento teórico, mas é necessário demonstrar um mínimo de habilidades individuais básicas.
Posto isto, este Mestrado tem como objetivo principal estruturar todo o programa: formar profissionais que atendam às necessidades atuais do mercado profissional, preparando-os através da aquisição de três grupos de habilidades básicas:
Competências de perspectiva.
Competências pessoais.
Competências práticas.
Com um programa de formação que se relaciona por aplicação imediata, teórica e prática, sob o lema de que só aprendemos e adquirimos habilidades se realizamos projetos.
O que são habilidades profissionais?
Entendemos por competências profissionais individuais a capacidade pessoal de adquirir e aplicar conhecimentos e habilidades no contexto apropriado.
Este mestrado está estruturado de acordo com o ICB4 do IPMA, em que são estabelecidas competências individuais básicas.
Como está estruturado o programa de estudos?
A estrutura é definida em duas áreas de formação:
Formação teórica, composta pelos três grupos de competências a seguir:
Competências em perspectiva
Habilidades pessoais
Habilidades práticas
Formação prática, que ocorre em um espaço virtual de gestão de projetos chamado Ambiente Colaborativo de Trabalho, em que os alunos de um grupo e mediante o avanço de uma sequência de exercícios que respondem a uma metodologia de elaboração de projeto, conseguem transitar a verdadeira experiência de desenvolver um projeto.
Por fim, o aluno desenvolverá o projeto final de mestrado.
Que tipo de diploma os alunos receberão no final do programa?
O diploma universitário é:
Mestre em Competências Profissionais de Projetos.
É muito importante destacar que este Mestrado foi desenvolvido com a supervisão e contribuição de profissionais do IPMA Argentina, que permite ao aluno da América se inscrever no nível D de certificação profissional IPMA, certificação de reconhecimento e registro internacional.
Para os profissionais em gestão de projetos, é de extrema importância não apenas adquirir o diploma universitário, mas também certificar as competências profissionais, e é isso que o Mestrado em Competências Profissionais de Projetos propõe.
Que diferença essa especialização tem em relação a outras já existentes no mercado?
A atual oferta de formação de Competências Profissionais é realizada por instituições profissionais, mas em poucas universidades. Falta uma visão integrativa de ambas as áreas, acadêmica e profissional, gerando uma formação incompleta.
Nosso Mestrado nasce dessa necessidade até agora não atendida, ou seja, da exigência de uma formação integral na qual a Universidade se une, com sua correspondente contribuição acadêmica e titulação, e uma instituição profissional de reconhecimento internacional, para contribuir com tudo relacionado à experiência profissionais e habilidades e a possibilidade de acessar a certificação profissional.
Finalmente, a possibilidade de concorrer ao FIDBAN, a fim de alcançar, por meio de uma exposição na área de projetos e investidores, despertar interesse em apoiar o projeto realizado durante o mestrado.
Essas três “características” tornam o mestrado atual único no mercado.
Quais oportunidades profissionais podem ter os alunos que fazem este mestrado?
A produção de trabalho permitida por este Mestrado é muito ampla e abrange todas as hierarquias de todas as áreas do projeto, a saber:
Direção de projetos
Desenvolvimento de projetos
Gestão de projetos
Elaboração do projeto
Com a particularidade de poder integrar não apenas equipes interdisciplinares, mas também participar de projetos internacionais por meio da certificação prévia de competências profissionais.
O objetivo deste novo programa é formar profissionais da área de Project Management, para atuar em posições gerenciais e líderes de equipes de projetos em instituições públicas ou privadas.
A FUNIBER oferece a possibilidade de formação em seu Programa de Bolsas de Formação para prosseguir com o novo Mestrado em Competências Profissionais de Projetos. Se você deseja Formação e expandir seu currículo com um programa de prestígio internacional
Mais informações sobre o novo Mestrado em Competências Profissionais de Projetos