Nos dias 26, 27 e 28 de março de 2020 ocorrerá o Primeiro Encontro Presencial sobre o Projeto Empresarial, no qual participarão os estudantes matriculados no Mestrado em Administração e Direção de Empresas (MBA) semipresencial.
As atividades que acontecerão neste 1º encontro serão realizadas nas cidades de Buenos Aires (Argentina) ou Campeche (México), sendo coordenadas pelos professores integrantes do corpo docente do Departamento Acadêmico de Projetos (DAP): o Dr. Santiago Brie, o Ms© Gustavo Isakson e o Dr. Miguel Ramírez.
Na entrevista a seguir, os docentes detalham aspetos específicos das atividades a se desenvolver, as dinâmicas de trabalho e o enfoque do encontro.
- Qual a dinâmica de trabalho usada e quais ferramentas contribuem ao estudante? Quais tipos de atividades serão desenvolvidas?
SB: A dinâmica dessa nova modalidade implica formar uma equipe com a qual se discutirá e trabalhará o desenvolvimento de um projeto da empresa durante as reuniões presenciais, que partirão de uma ideia ou definição de um problema, necessidade ou oportunidade, e serão transformadas em um anteprojeto da empresa.
GI: O processo de desenvolvimento da “ideia” de uma empresa baseia-se nas ferramentas de planejamento e projeção do campo gerencial, considerando que na construção de uma empresa também está se estabelecendo um projeto, o que implica muito mais do que fazer um Plano de Negócios; dessa forma, propomos um processo criativo mais amplo, também fornecendo uma abordagem inovadora, capaz de combinar duas disciplinas perfeitamente compatíveis: Empresa e Management.
- Quais são as expectativas neste novo desafio? É um desafio realizar de maneira presencial o que habitualmente é feito de maneira virtual?
GI: Os resultados atuais da modalidade virtual são muito bons em termos do processo criativo, que permite o trabalho em equipe, mas sempre a distância estabelece limites; a dinâmica de trabalho alcançada em uma equipe que discute suas ideias pessoalmente é sempre superior.
SB: Uma equipe de trabalho que consegue gerar empatia entre seus membros e que permite um vínculo mais próximo pode superar certas barreiras impostas pela comunicação virtual e não simultânea.
Por parte da equipe de ensino, gerar essas dinâmicas de trabalho que favorecem uma sinergia e uma potencialização dos conhecimentos e experiências trazidos pelos próprios alunos é o que se apresenta como o grande desafio.
MR: A expectativa é relacionada com a experiência e a diversidade de profissões dos participantes que trabalharão em conjunto sob o objetivo da disciplina.
- Os estudantes possuem diferentes formações, experiências profissionais diversificadas e serão de distintas nacionalidades. Considera-se esta heterogeneidade como um valor intrínseco do programa? Por quê?
MR: A heterogeneidade é inestimável e é um ponto forte para qualquer equipe de trabalho.
SB: Ao trabalhar em projetos, fica claro que a formação de equipes diversas e heterogêneas contribui significativamente para gerar novas ideias, inovadoras e criativas, que respondem a novos problemas ou que possam tirar proveito de novas oportunidades.
GI: No processo de criação de uma empresa, acontece exatamente o mesmo. A visão de um grupo heterogêneo de profissionais, de diferentes origens e com diferentes conhecimentos e experiências, levará à geração de novos empreendimentos comerciais.
- O que os estudantes matriculados neste programa podem esperar?
MR: Considero que poderia contribuir com minha experiência internacional e em diferentes campos de ação, tanto locais como internacionais, na administração pública como na privada.
SB: Os alunos encontrarão um programa que fornecerá a eles uma formação muito completa, que abrange o conhecimento de um MBA tradicional, bem como o conhecimento fornecido pela área de gestão, incorporando uma metodologia para formulação e gerenciamento de projetos que permitirá que você não apenas desenvolva o seu projeto de empresa, mas também se envolva em projetos de refuncionalização, redefinição de processos, treinamento e adquira uma metodologia para conceber projetos aplicáveis a diferentes áreas.
- Quais contribuições serão dadas pelo programa acadêmico no desenvolvimento profissional dos estudantes?
SB: O programa proporcionará aos alunos a experiência real de desenvolver um projeto da empresa com outros profissionais, com foco no papel do empreendedor que deseja realizar um novo projeto.
MR: O programa também fornece a experiência enriquecedora de compartilhar encontros com estudantes de diferentes países, com diferentes costumes, com os quais será compartilhado o trabalho de planejamento e desenvolvimento do projeto comercial.
Como exposto pelos tutores, as características do Projeto Empresarial serão trabalhadas na reunião, incluindo seminários sobre Gestão de Projetos aplicados às empresas. Durante os três dias da reunião, as atividades teóricas e práticas serão combinadas com dias de trabalho intensivos de 8 horas. A heterogeneidade dos participantes e o trabalho em equipe permitirão conceber um projeto de negócios.