Entrevista com a coordenadora do novo Mestrado em Ensino Universitário, Dra. Andresa Sartor

Entrevista com a coordenadora do novo Mestrado em Ensino Universitário, Dra. Andresa Sartor

A Dra. Andresa Sartor é coordenadora do Mestrado em Ensino Universitário, promovido pela FUNIBER, e cujo objetivo é oferecer formação abrangente aos profissionais e fornecer-lhes as ferramentas necessárias que lhes permitam ensinar em diferentes modalidades e contextos do ensino superior, por meio de uma sólida formação pedagógica ajustada às necessidades do ensino universitário.

Este programa, promovido pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI MX) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO), reunirá teoria, prática e pesquisa, por meio da criação de espaços de aprendizagem e interação para professores.

Abaixo, você pode conferir a entrevista com a Dra. Andresa Sartor na íntegra e assistir a um breve vídeo sobre alguns dos destaques do Mestrado.

Quais são os objetivos deste novo programa?

O Mestrado em Ensino Universitário constitui uma titulação universitária de pós-graduação especializada, focada nas demandas da sociedade do conhecimento e nas novas conquistas e desafios impostos pelas funções da universidade. Como se sabe, os professores desempenham um papel fundamental na qualidade do ensino, por isso é necessário oferecer oportunidades para que eles acessem formação especializada e multidimensional.

Por esse motivo, e com o objetivo de fortalecer os professores, tanto no apoio pedagógico quanto no aspecto formativo, esse mestrado é projetado com um perfil acadêmico/profissional, com o objetivo de gerar espaços de aprendizagem que permitam aprofundar os sistemas de ensino e novos modelos e paradigmas, atualizando o conhecimento didático e aprofundando a inovação para melhorar a prática e o aprendizado dos estudantes universitários.

Como está estruturado o programa de estudos?

O programa está organizado em três módulos de formação: o contexto do ensino universitário, a formação e o desenvolvimento de professores universitários e os processos de ensino e aprendizagem no ensino universitário, nos quais os alunos desenvolverão as disciplinas específicas da profissão universitária. O currículo também possui práticas externas e a Dissertação de Mestrado, em que o aluno terá a oportunidade de especificar seu aprendizado com experiências práticas e empíricas, em um contexto real de ensino na universidade.

Que tipo de diploma os alunos receberão no final do programa?

 Os alunos que terminarem a formação receberão o grau de mestrado em ensino universitário, da Universidad Europea del Atlántico; ou Mestrado em Ensino Universitário, pela Universidade Internacional Iberoamericana do México.

Que diferença essa especialização faz em relação a outras similares já existentes no mercado?

 

O principal objetivo deste programa de formação é promover a qualidade das práticas de ensino ministradas nas universidades. A proposta inovadora do Mestrado em Ensino Universitário oferece ferramentas conceituais, metodológicas, comunicacionais e, acima de tudo, tecnológicas que facilitarão as boas práticas. Trata-se de uma formação pedagógica e didática, cujo objetivo principal é fortalecer a qualidade do ensino universitário oferecido pelos professores.

Quais oportunidades profissionais podem ter os alunos que cursam essa especialização?

Os professores que pretendem se dedicar ao ensino superior e universitário terão nesta formação a oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para se desenvolver melhor nesse mercado selecionado.

No vídeo a seguir, a Dra. Andresa Sartor destaca os pontos fundamentais que envolvem o campo da educação, como as necessidades de formação e a celebração do Fórum Mundial de Educação.

O Mestrado em Ensino Universitário é destinado a profissionais licenciados em Pedagogia ou estudos similares, além de todos os professores que buscam expandir suas habilidades profissionais. Você pode encontrar mais informações na área de Formação de Professores.