A Dra. Nohora Martínez, professora da nova especialização em Intervenção Nutricional em Situações de Emergência da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), promovido pela FUNIBER, descreve as características mais importantes deste novo programa.
A especialização em Intervenção Nutricional em Situações de Emergência oferece uma formação em planejamento, intervenção e prevenção na área de nutrição e nutrição diante de um desastre ou situação de emergência, adaptada à magnitude do desastre e respeitando as características dos grupos sociais afetados.
Nesta entrevista, a Dra. Martínez detalha aspectos relacionados aos objetivos e estrutura do programa. Em relação ao conteúdo das disciplinas, ele ressalta que “são temas atuais e de grande interesse em nível internacional, porque a população é exposta diariamente a situações de emergência ou desastres naturais de magnitude diferente que comprometem sua saúde e até sua vida”. Daí a necessidade de especialistas com formação em Intervenção Nutricional em Situações de Emergência.
Qual é o objetivo desta nova especialidade?
O principal objetivo do programa é formar especialistas com capacidade para atuar, como parte ativa de uma equipe multidisciplinar, em situações de insegurança alimentar em situações de emergência.
Como está estruturado o programa de estudos?
O programa dura 12 meses, distribuído nos seguintes módulos: Saúde Pública e Nutrição, Avaliação do Estado Nutricional em Grupos Vulneráveis e Abordagem Nutricional e Psicológica em Situações de Emergência.
As disciplinas que compõem cada um desses módulos permitirão ao aluno adquirir os principais conceitos de saúde pública aplicados à nutrição comunitária, que distinguem os diferentes tipos de desnutrição e principais síndromes de deficiência, bem como as técnicas de avaliação do estado nutricional nos grupos populacionais mais vulneráveis e analisar estratégias de intervenção nutricional e psicológica adaptadas à magnitude do desastre e à população afetada.
Qual a titulação que os alunos receberão no final do programa?
Os alunos receberão a titulação universitária de especialista em Intervenção Nutricional em Situações de Emergência emitido pela Universidade em que se matricularam. A diferença entre especialista dependerá da formação anterior do aluno.
Que diferença esse programa faz em relação a outros programas similares já existentes no mercado?
Os pontos fortes dessa especialidade são especificidade, multidisciplinaridade, internacionalização e atualidades.
Essa especialização trata de um tópico muito específico e altamente especializado, de interesse para perfis muito diversos (pessoal de saúde, voluntários de ONGs, forças de segurança, população afetada etc.), caracterizado por ser composto de conteúdo atual com base em evidências científicas e por meio do Campus Virtual, permite proximidade com professores e alunos internacionais e de várias áreas profissionais.
Por outro lado, deve-se notar que há uma escassez de programas on-line relacionados à abordagem nutricional em situações de desastre e emergência, e que também possuem titulação universitária, como a especialidade em Intervenção Nutricional em Situações de Emergência.
Quais oportunidades profissionais podem ter os alunos que participam deste programa?
Ao final desta especialização, os profissionais poderão trabalhar como consultores de projetos nutricionais, funcionários ativos em ONGs humanitárias, consultores em empresas de distribuição de alimentos, kits de higiene e material sanitário, etc.
Para quem é o programa?
A especialização é destinada a graduados em Ciências da Saúde e outras titulações universitárias que, devido à sua prática profissional, precisam ser formados em nutrição diante de um desastre e situação de emergência.
Mas também para as pessoas não universitárias que têm seu próprio interesse em planejar a ajuda alimentar em situações de insegurança alimentar.
Confira o vídeo no seguinte link:
Mais informações sobre a especialização em Intervenção Nutricional em Situações de Emergência