Laura Martín, docente no novo Mestrado em Nutrição Materna e Infantil explica as principais características desse programa, titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e patrocinado pela FUNIBER.
O mestrado busca formar profissionais na área da alimentação e sua importância nas diferentes fases da vida, começando no útero materno.
A alimentação das gestantes, assim como aspectos específicos da amamentação, são alguns dos tópicos que serão abordados nesse novo programa.
Nesta entrevista, a professora Laura Martín indica os principais objetivos do programa de mestrado, assim como a diferença entre ele e outros programas atualmente no mercado. De acordo com a profissional, as oportunidades profissionais para os graduados serão “múltiplas” e eles serão capazes de exercer em diferentes organizações e instituições.
Qual é o objetivo dessa nova especialidade?
O principal objetivo do programa é formar especialistas com a capacidade de responder às necessidades identificadas em um determinado contexto profissional relacionado à nutrição materna e infantil.
Como está estruturado o programa de estudos?
O programa é composto de três módulos: Nutrição Materna e Infantil, Metodologia e Pesquisa e Nutrição Clínica Pediátrica, nos quais os alunos desenvolverão diferentes disciplinas específicas. O plano de estudos também inclui o Projeto Final, de caráter profissional.
Aqueles que não possuem um diploma em Nutrição deverão passar pela Fase Preliminar, composta pelo tema Alimentação e vida saudável, a fim de nivelar os conhecimentos em nutrição.
Qual titulação os estudantes receberão ao final do programa?
Ao final do programa, os alunos obterão a titulação de Mestrado em Nutrição Materna e Infantil da Universidad Europea del Atlántico.
Qual é a diferença entre este programa e programas similares já existentes no mercado?
Primeiramente, apresenta a possibilidade de especialização em uma área sociossanitária de grande magnitude global. A partir de uma clara abordagem inovadora, trata de questões fundamentais, como a importância do pré-concepção, aprofundando o conceito de fertilidade, tanto feminina como masculina, a abordagem do coletivo mãe-filho em suas diferentes dimensões fisiológicas, tanto na saúde quanto na doença, o estudo das principais patologias pediátricas, os erros inatos do metabolismo e as doenças raras que podem ocorrer nessa faixa etária. Também trata da nutrição para pessoas com deficiência, uma área de vital importância, com o objetivo de atender às necessidades especiais deste grupo.
Que oportunidades de carreira estão disponíveis para os estudantes deste programa?
Há muitas oportunidades de carreira. Ao finalizar, poderão trabalhar como consultores nutricionais em centros de saúde, em projetos nutricionais em instituições públicas e privadas ou organizações não governamentais, nos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Marketing ou Qualidade de empresas ligadas à nutrição materna e infantil, como agentes de saúde em entidades públicas e privadas dedicadas à promoção da saúde, como professores, como pesquisadores em centros relacionados à nutrição materna e infantil, entre outros.
A quem se dirige o programa?
O programa é dirigido a pessoas licenciadas ou graduadas em Nutrição ou Ciências da Saúde, bem como a pessoas com qualificações com experiência na área e interesse em atualizar e consolidar seus conhecimentos sobre nutrição materna e infantil.
No vídeo a seguir, Laura Martín discute alguns dos desafios colocados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que consistem em alcançar uma nutrição adequada durante a gravidez e a amamentação e superar as diversas desordens alimentares que existem no mundo.
Mais informações sobre o Mestrado em Nutrição Materna e Infantil