Entrevista com Juan Luis Martín Ayala, Diretor do Mestrado em Atenção Precoce

Entrevista com Juan Luis Martín Ayala, Diretor do Mestrado em Atenção Precoce

Em fevereiro deste ano, terá início o Mestrado em Atenção Precoce, na modalidade on-line, titulado pela Universidade Européia do Atlântico (UNEATLANTICO), que pertence à rede de universidades com as quais FUNIBER colabora.

Juan Luis Martín Ayala, diretor deste programa de estudos, explica os objetivos do mestrado e os perfis profissionais para os quais se orienta.

Leia a entrevista completa a seguir:

 

Quais são os objetivos deste novo mestrado?

O Mestrado em Atenção Precoce capacita os alunos para responder à demanda de atenção à diversidade, com uma formação de base científica que integra os mais recentes avanços tanto em pesquisa quanto em tecnologia, para atenção às necessidades educacionais especiais e atenção precoce.

O programa foi concebido para contribuir na formação de profissionais que intervêm com crianças com transtornos de desenvolvimento e recebem, seguindo um modelo que considera os aspectos biopsicossociais, tudo o que possa aumentar sua capacidade de desenvolvimento e bem-estar a partir dos aspectos preventivos e assistenciais.

Portanto, o principal objetivo é formar profissionais de uma perspectiva abrangente e interdisciplinar para responder às dificuldades no desenvolvimento das crianças e suas famílias.

 

A quem se destina este programa?

Este mestrado é uma oportunidade de formação para graduados de cursos estreitamente ligados aos campos evolutivo, educacional, social e da saúde. A formação neste programa tem afinidade com graduados em Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Educação, Serviço Social, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, mas não exclui outros cursos relacionados que poderiam ser perfilados para uma prática profissional neste campo.

 

Como é estruturado o programa de estudos?

O programa é estruturado em seis blocos. O primeiro módulo, chamado Estrutura Geral e Fundamentos da Atenção Precoce, introduz os pilares teóricos básicos da disciplina, oferecendo o estudo e análise dos fundamentos básicos para entender os processos de desenvolvimento com o objetivo de prevenir e detectar transtornos na primeira infância.

O segundo módulo, Desenvolvimento Infantil, Família e Deficiência, explora o desenvolvimento infantil a partir de uma perspectiva integrada. Além disso, permite valorizar a concepção da família como um sistema e aprofunda os elementos necessários para o desenvolvimento da função de aconselhamento e orientação dentro dos contextos familiares com crianças portadoras de deficiência.

O bloco Avaliação e Diagnóstico em Atenção Precoce esclarece as técnicas consolidadas para a avaliação de necessidades específicas de desenvolvimento para promover melhoras na saúde e na qualidade de vida. Da mesma forma, ajuda a identificar as características específicas e diferenciais dos transtornos e dificuldades de desenvolvimento e da deficiência em crianças.

O módulo Bases de Intervenção na Atenção Precoce mostra os conhecimentos e habilidades necessárias para conhecer e aplicar os recursos e técnicas que podem ser utilizados na avaliação, prevenção e intervenção em contextos de risco, família e deficiência. Além disso, oferece elementos para avaliar as estruturas de pesquisa e os paradigmas que sustentam a atenção precoce como base para a intervenção.

O Practicum consiste em um conjunto de práticas profissionais, ligadas à avaliação e intervenção psicoeducativa, que o estudante deve desenvolver pessoalmente em centros ou instituições externas, sejam públicas ou privadas.

O objetivo do Projeto Final é que o estudante apresente e defenda um documento completo que demonstre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando também a possibilidade de sua execução concreta, sendo uma contribuição para o campo do cuidado na Atenção Precoce.

 

Que metodologia é utilizada neste Mestrado promovido pela FUNIBER?

A metodologia utilizada é on-line, global e colaborativa entre professores e alunos internacionalmente através do Campus Virtual. O programa inclui materiais atualizados produzidos por especialistas na área, bem como materiais suplementares. Outros recursos interativos, como fóruns de discussão, ferramentas de autoavaliação e comunicação direta com o professor também estão disponíveis. Cada disciplina tem diferentes atividades de avaliação, tais como a Atividade do Fórum, a Atividade Prática e o Exame.

 

Que tipo de titulação os alunos receberão ao final do programa?

A conclusão bem sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Mestre em Atenção Precoce, emitido pela Universidade Européia do Atlântico (UNEATLANTICO).

Que oportunidades profissionais terão os estudantes que cursam este mestrado?

As saídas profissionais são aquelas específicas para o profissional que trabalha no mundo da atenção precoce em campos relacionados à prevenção, detecção e intervenção para fornecer respostas de acordo com as necessidades das pessoas que, durante seus primeiros anos de vida, podem derivar para a deficiência, dificuldades de aprendizagem ou outros tipos de problemas com o objetivo de coordenar estratégias, programas e sistemas de apoio destinados a melhorar sua qualidade de vida.

No vídeo abaixo, o professor explica sobre o que é a atenção precoce.

 

Para mais informações sobre o programa, acesse este link.