Uma das principais razões para se decidir cursar uma formação superior, seja de graduação ou de pós-graduação, é o leque de possibilidades profissionais que abrirá ao estudante no mercado de trabalho. De fato, as circunstâncias socioeconômicas mudaram esse ponto de vista um pouco mais pragmático na primeira opção de muitos, deixando o romantismo que impregna o continuar uma vocação de toda a vida em um segundo plano. Por essa razão, a seguir estão expostas as áreas nas quais há mais oportunidades profissionais.
Engenharias relacionadas com as TIC
Vários portais como Idealista, Universia e o da agência de emprego Randstad destacam carreiras como a de Engenharia eletrônica, cujos ramos em alguns casos, como a de engenharia eletrônica industrial, têm taxas de emprego superiores a 95%. Nestes casos, doutorados e mestrados como o Mestrado em Engenharia Industrial que a FUNIBER patrocina exercem especial valor, pois permitem ao estudante desenvolver a atividade profissionais e aplicar os conhecimentos adquiridos enquanto cursa os estudos.
Outras engenharias que aparecem destacadas são da informática, da aeronáutica e da telecomunicações, todas elas com taxas de desemprego entre 10 e 5%. Em alguns casos, como a de engenheiro especialista em segurança informática, no Peru, conforme afirma a Universia, inclusive é maior a oferta de emprego do que a demanda, o que significa que há um déficit de profissionais qualificados.
O ranking elaborado pelo portal educativo Formação on-line para 2018 e 2019 aponta três engenharias relacionadas com as TIC entre as cinco carreiras com mais saídas profissionais; Engenharia Técnica Industrial, Engenharia Industrial e Engenharia Informática, e cinco entre as dez primeiras; as anteriores mais Informática e Engenharia de Telecomunicações.
A FUNIBER também patrocina formações de grau universitário titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) na área das engenharias relacionadas com as TIC; são o Grau em Engenharia Informática e o Grau em Engenharia de Organização Industrial.
Ciências Empresariais
A Universia coloca o âmbito empresarial como um dos quais necessita de mais profissionais capacitados atualmente, particularmente na região da América Latina, onde vários países estão experimentando um crescimento industrial importante nos últimos anos. A classificação elaborada por Formação on-line mencionada mais acima também situa as carreiras de Administração e Direção de Empresas e Ciências Empresariais entre suas cinco formações com mais saídas profissionais.
Os portais mencionados aconselham que continuem formando-se, enquanto é desenvolvida a atividade laboral, pois, como afirma o jornal econômico espanhol Cinco Dias, é importante cursar mestrados e doutorados para se especializar e estar preparado para os postos de emprego desejados. Por isso, na área das ciências empresariais, formações oficiais e de qualidade como o Mestrado em Administração e Direção de Empresas (MBA), titulado pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (UNINI México) e a UNEATLANTICO são excelentes, já que permitem reunir atividade profissional e acadêmica.
Saúde
Os portais Idealista e Randstad ecoam da demanda de profissionais em diversos ramos da saúde, como a medicina, a farmácia e enfermagem, um fenômeno causado pelo aumento da expectativa de vida em muitas sociedades, o que por sua vez está contribuindo para o envelhecimento da população.
Randstad também aconselha aos profissionais continuar formando-se e especializando-se mediante mestrados, cursos e pós-graduação, já que isso os transforma em perfis muito apetecíveis tanto em saúde como em empresas do setor, a nível nacional e multinacional. Por tudo isso, programas como os Mestrados em Gestão e Pesquisa em Saúde e o Mestrado em Enfermagem com especialidade em Gestão de Saúde que a FUNIBER patrocina e podem facilitar o acesso dos estudantes para melhores oportunidades profissionais, e isso sem esquecer que o envelhecimento da população comentado previamente desembocará na necessidade de pessoal especializado na área da Gerontologia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), além disso, destaca as regiões da América Latina e do Caribe como mercados emergentes com déficit de pessoal da saúde capacitado a curto e médio prazo.
Esporte
O número de pessoas que pratica exercício e começa a se cuidar de maneira estável por meio do esporte cresce ano após ano, e isso muda o campo do esporte em um setor ativo economicamente e que demanda profissionais qualificados.
Essa demanda de pessoal qualificado concentra-se, em particular, no âmbito da prática de exercício físico como atividade com benefícios para saúde do praticante, por isso é muito importante que os profissionais tenham uma formação de alto nível e atualizada para saber o que é conveniente para cada organismo e elaborar, assim, planos de treinamento específicos os mais adequados possível.
O Mestrado em Atividade Física e Saúde que a FUNIBER patrocina oferece uma formação atualizada que capacita o estudante para atender essas demandas do mercado atual, já que permite aprofundar em todos os aspectos que se relacionam com o correto planejamento e execução do exercício físico, para maximizar, assim, os resultados e os benefícios que tem no organismo. O Mestrado também oferece uma base sólida para pesquisa no âmbito do esporte com o Doutorado em atividade física e saúde, uma formação que a FUNIBER patrocina desde seu lançamento em mês passado de novembro e que se começará a ser ministrado nas próximas semanas.
Para mais informação em doutorados, mestrados e especializações nas áreas mencionadas, no site da FUNIBER, você pode encontrar toda a informação sobre os programas que a Fundação patrocina.