Tem dúvidas sobre os diplomas dos programas da rede universitária em que participa a FUNIBER? A seguir, reunimos as perguntas mais habituais nas nossas redes sociais e respondemos a cada uma.
Se tiver alguma outra questão, não duvide em contactar com a sede da FUNIBER no Brasil, através do telefone 08006444005 Um profissional, com informações atualizadas, poderá dar as orientações necessárias e ajudar a esclarecer as dúvidas.
- O diploma é reconhecido no Brasil?
Nossos títulos são internacionais, reconhecidos e avaliados pelos órgãos competentes de cada país. Sendo assim, aqui no Brasil o aluno efetua o reconhecimento do diploma conforme a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais nº. 9.394/1996), Art. 48, § 3º.
Na Plataforma Carolina Bori, o Ministério da Educação informa sobre os procedimentos que o aluno deve realizar para reconhecer seu diploma.
http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso
- O diploma é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)?
Apenas as universidades brasileiras possuem o reconhecimento pelo MEC, já que é um órgão brasileiro. Cada universidade deve buscar o reconhecimento e a legalização de seus cursos junto ao Ministério da Educação do país onde a universidade está sediada e este é o caso de todas as universidades parceiras da FUNIBER, que estão reconhecidas legalmente nos países em que estão sediadas.
- Alguém já conseguiu convalidar o título?
Sim, o reconhecimento de mestrado e doutorado hoje é realidade para diversos alunos que buscam reconhecimento do curso estudado em universidade estrangeira. A Lei vem mudando nos últimos anos, facilitando o reconhecimento de quem realiza seu mestrado ou doutorado fora do território Nacional.
- O que é necessário no processo de convalidação?
Os procedimentos de reconhecimento são estabelecidos por cada instituição de ensino superior e possuem pontos em comum, tais como: documentação, comissão de verificação de equivalência e decisão final. Normalmente, as instituições de ensino solicitam cópias da dissertação de mestrado ou tese de doutorado, bem como o histórico e ementário para verificar se o curso é um mestrado ou doutorado.
A qualidade da dissertação para mestrado e da tese para doutorado possuem o maior peso em solicitações de reconhecimento do título de mestre ou doutor.
Na plataforma Portal Carolina Bori, o aluno obtém todas as informações de forma detalhada.
- Quanto custa convalidar o diploma?
O valor deve ser consultado diretamente na instituição que irá efetuar o procedimento de reconhecimento e as condições de cada uma delas está publicada dentro do portal Carolina Bori junto com seus respectivos editais.
- A FUNIBER ajuda no processo de convalidação?
A FUNIBER auxilia na parte documental, podendo o aluno solicitar após o término de seu mestrado ou doutorado a legalização e a consularização do diploma para que o título emitido fora do Brasil venha com todos os valores legais.
- A FUNIBER pode promover cursos no Brasil que não são reconhecidos pelo MEC?
A FUNIBER não desenvolve cursos no Brasil, apenas patrocina programas de formação que são oferecidos por universidades devidamente registradas em seus países de origem. Portanto, ela faz o elo entre alunos brasileiros e universidades estrangeiras através do Programa de Bolsa de Estudos, sendo autorizada a atuar no Brasil através do Ministério da Justiça.
- Por que a FUNIBER não faz um acordo com nenhuma universidade brasileira que facilite seus ex-bolsistas a validar o diploma?
Não são permitidos pelo MEC acordos para a “facilitação” de processos de reconhecimento, uma vez que cada caso deve ser analisado individualmente, conforme portaria do MEC. O processo de reconhecimento de um título estrangeiro passa pela análise de diversos fatores que vão desde a análise da documentação da universidade à produção acadêmica do aluno.