Nós conversamos com Magda Lorena Pineda, segunda classificada do FUNIMUNDIAL.
Magda Lorena Pineda Rodríguez, estudante do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação e ganhadora do segundo lugar no FUNIMUNDIAL, conta como seu trabalho para participar no concurso da FUNIBER ofereceu um espaço para experimentar novos aprendizados, popularidade, obter reconhecimento e sentir muitas emoções.
Pineda apresentou o trabalho “A tecnologia aprovada pela FIFA na Copa do Mundo de Futebol de 2014. Hawk-Eye (Olho de falcão)” ao FUNIMUNDIAL. No entanto, decidir o tema não foi tão fácil. Da Colômbia, Pineda nos conta que precisou escolher entre diversas tecnologias que estariam presentes na Copa do Mundo de Futebol: a bola Brazuca apresentada pela ADIDAS, a tecnologia utilizada nas chuteiras de futebol da Copa do Mundo, a tecnologia 4G disponível nos estádios do Brasil, o spray utilizado pelos árbitros e o Olho de Falcão.
Todas as tecnologias presentes na Copa do Mundo eram muito interessantes, mas finalmente decidiu pelo Hawk-Eye (o Olho de Falcão), a tecnologia utilizada para evitar os “gols fantasma”. A ganhadora do segundo lugar no FUNIMUNDIAL explica em seu trabalho como esta tecnologia foi utilizada para conseguir maior precisão e evitar os erros no momento de decidir se a bola cruzou ou não a linha do gol.
Juntos por uma meta
Na etapa de semifinalistas, Pineda procurou a ajuda de sua família, amigos e companheiros de trabalho. Todos eles colaboraram com o objetivo de aumentar o número de “curtidas” do trabalho apresentado no FUNIMUNDIAL e conseguiram passar à etapa seguinte do concurso.
Na fase final do concurso, a aluna da FUNIBER teve a oportunidade de difundir em sua cidade a notícia de sua participação no FUNIMUNDIAL, graçasà ajuda de diversas rádios locais. Além disso, recebeu a ajuda de pessoas do escritório de comunicações do seu local de trabalho, que a ajudaram elaborando entrevistas sobre o tema e apoiando na divulgação para conseguir mais votos. Ao mesmo tempo, seus familiares, amigos e companheiros de trabalho apoiavam dando ânimo e procurando conseguir mais votos do que na etapa anterior.
No trabalho realizado por Magda Pineda, com a ajuda de seus amigos, familiares e companheiros de trabalho, rendeu frutos. “Graças a Deus não tive nenhuma dificuldade para obter votos, realmente me sinto satisfeita com a votação obtida, de 1.332 “Likes”, para mim, isso é gratificante”, afirma a ganhadora do segundo lugar do FUNIMUNDIAL.
Pineda comenta que esta iniciativa promovida pela FUNIBER é muito interessante, é um espaço no qual os alunos e egressos podem se focar em algo novo e diferente, sem deixar de lado os conhecimentos adquiridos, e ressalta: “obrigada à FUNIBER por nos permitir vivenciar este tipo de coisa”.
Você pode conhecer o trabalho da ganhadora do segundo lugar do FUNIMUNDIAL neste link: http://fnbr.es/sb