Samuel Winesse, vencedor do concurso Olimpíadas FUNIBER, fala sobre sua experiência no concurso
O aluno bolsista pela FUNIBER, natural de Niassa (Moçambique), foi aclamado vencedor do concurso Olimpíada FUNIBER, graças aos mais de 1.600 votos recebidos por seu trabalho intitulado: “O Esporte e a Educação em valores: Resolução e Transformação de Conflitos no Âmbito dos Jogos Olímpicos”.
Samuel é graduado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP) e está cursando o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
Atualmente, o estudante de Moçambique trabalha como Professor de Química e de Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola de ensino médio Esam de Maúa em sua cidade natal. Também, é Docente no Centro de Ensino a Distância da Universidade Católica de Moçambique.
Conversamos com o flamejante vencedor das Olimpíadas FUNIBER para que explique como foi sua experiência com o concurso:
Como você conheceu o concurso Olimpíadas FUNIBER?
Conheci o concurso Olimpíadas FUNIBER através das publicações feitas no campus virtual da FUNIBER e nas páginas do Facebook da FUNIBER Brasil, Colômbia e Venezuela.
Por que você decidiu participar do concurso?
Decidi participar deste concurso, em primeiro lugar, com o objetivo de mostrar à comunidade da FUNIBER meu pensamento em relação aos Jogos Olímpicos, em particular sobre o tema: o Esporte e a Educação em valores: Resolução e Transformação de Conflitos no Âmbito dos Jogos Olímpicos.
Em segundo lugar, eu decidi participar do concurso sempre com a intenção de vencer, prestando muita atenção na elaboração do meu projeto, usando cuidadosamente os aspectos técnicos aprendidos com a disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica.
Uma vez selecionado entre os 10 finalistas, como divulgou seu trabalho para obter mais votos?
Fiz a divulgação do meu trabalho nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e me comunicando com todos os amigos nessas redes.
O que você fez para obter mais votos do que outros finalistas e ganhar o concurso Olimpíadas FUNIBER?
Obtive mais votos que os outros finalistas, destacando que as redes sociais me ajudaram a divulgar meu projeto, e em seguida, aqueles que tiveram acesso ao trabalho acreditaram que podiam votar por sentir algo positivo com as questões abordadas nele.
Quais benefícios você obteve ao ganhar o concurso?
Além do prêmio prometido pela FUNIBER, recebi muitos elogios daqueles que votaram em meu trabalho. Também, acredito que o trabalho pode contribuir com uma visão positiva sobre os Jogos Olímpicos no tema O Esporte e a Educação em valores: Resolução e Transformação de Conflitos no Âmbito dos Jogos Olímpicos.
O que foi o melhor do concurso?
O melhor do concurso é que a FUNIBER também ajudou na divulgação do concurso da primeira até a última fase da votação, o que permitiu que muitos estudantes da FUNIBER tivessem a oportunidade de votar em seus trabalhos favoritos do concurso.
O que você vai fazer com os prêmios do concurso Olimpíadas FUNIBER?
Os prêmios do concurso Olimpíadas FUNIBER vão me ajudar muito. No caso específico do moderno Tablet, passarei a usá-lo para a realização de todas as tarefas ou trabalhos do Mestrado que estou realizando. E a bolsa de 80% será de grande valor, porque me ajudará para que eu possa me inscrever em mais um curso de Mestrado ofertado pela FUNIBER.
Depois desta experiência, participará dos próximos concursos da FUNIBER?
Sim, participarei dos próximos concursos da FUNIBER, pois estes concursos são muito importantes para a comunidade acadêmica porque permitem uma aprendizagem ou ampliação de conhecimentos por parte dos participantes.
Como está sendo sua experiência de estudar com a FUNIBER no Mestrado em Educação?
Em relação a minha experiência de estudar com a FUNIBER, o Mestrado em Educação, acredito que a aprendizagem que estou tendo é positiva. Apenas para citar algumas das experiências que estou tendo, destaco os conhecimentos adquiridos no bloco de disciplinas comuns, especificamente na disciplina de Resolução e Transformação de Conflitos no Âmbito Escolar. Nesta disciplina, percebi que o conflito surge em qualquer situação social em que são compartilhados espaços, atividades, normas e sistemas de poder, e a escola é um deles. E, também, aprendi que as situações de maus-tratos entre iguais envolvem uma série de características, que permitem distinguir de outros tipos de conflitos ou problemas de convivência, como o desequilíbrio de poder, a intencionalidade/repetição e a indefensão/personalização. Do mesmo modo, aprendi que a imparcialidade, o diálogo e o acordo democrático são práticas imprescindíveis na resolução dos conflitos.
Além disso, na disciplina de “As TIC em sala de aula: Aplicações Didáticas e Utilização de Recursos” obtive um novo conhecimento, ao saber que existem ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas em sala de aula, como no caso específico do webquest, caça ao tesouro e uso de objetos educacionais e sua elaboração; foi uma experiência muito interessante.
Para terminar, destaco que são muitas as experiências que estou tendo com o Mestrado em Educação, entre outras muitas que não destaquei aqui. Este Mestrado permite uma aquisição conjunta de conhecimentos entre os alunos, assim como com os tutores (docentes) das disciplinas, permitindo assim uma união mais próxima devido ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Links relacionados:
- Moçambique ganha o concurso Olimpíadas FUNIBER
- Apresentamos os 3 Finalistas do concurso Olimpíadas FUNIBER
- Aluno de Moçambique ganha o concurso Olimpíadas FUNIBER
- Apresentamos o vencedor do concurso Olimpíadas FUNIBER