Míriam Fernández, terceira classificada da 2ª edição do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”, dá sua opinião sobre a experiência com o concurso da FUNIBER
A aluna espanhola bolsista da FUNIBER alcançou a 3ª posição na 2ª edição do FUNICONCURSO “Publicação Solidária” com o relato “Vitamina Fútbol”, que totalizou 597 votos da comunidade da FUNIBER.
Míriam é Graduada em Biologia pela Universidad de Girona (Espanha). Finalizada a graduação, a bióloga trabalhou no departamento de qualidade de diversas empresas vinculadas à indústria alimentícia. E é por esta razão que decidiu cursar a Especialização em Alimentação e Dietética Clínica da FUNIBER, que possui dupla titulação pelas instituições Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico (UNINI Puerto Rico).
Atualmente, a aluna bolsista da FUNIBER mora em Santo Domingo (República Dominicana), onde pôde colaborar com a ONG Café con Leche, instituição com a qual participou na 2ª edição do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”.
Ajudando as crianças da ONG Café con Leche
Míriam conheceu o concurso por meio dos anúncios publicados na plataforma virtual da FUNIBER e decidiu pesquisar mais sobre o concurso. Além disso, verificou os artigos sobre a 1ª edição do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”.
Com toda a informação que reuniu, a estudante espanhola pensou que o concurso poderia ser uma grande oportunidade para ajudar as crianças da Fundação Café con Leche da República Dominicana, instituição com a qual já tinha colaborado anteriormente e que permitiu que ela conhecesse em primeira mão “a verdadeira realidade do país”, comenta Míriam.
Por isso, para Míriam, a 2ª edição do FUNICONCURSO “Publicação Solidária” significava uma nova oportunidade para continuar ajudando as crianças menos favorecidas de Santo Domingo.
Promovendo a solidariedade na República Dominicana
Depois de saber que seu trabalho “Vitamina Fútbol” havia sido selecionado entre os 10 semifinalistas do concurso, a aluna iniciou os trabalhos de difusão para tentar ficar entre os 3 finalistas.
Assim como os outros concorrentes, Míriam fez das redes sociais seu grande aliado. Fez publicações periódicas no Facebook, incentivando seus contatos a ler, votar e compartilhar seu artigo. Também incluiu fotografias dos protagonistas da Café con Leche para que as pessoas conhecessem o dia a dia da ONG. Ademais, e como não podia ser diferente, contou com a colaboração de familiares e amigos.
Com todo esse trabalho de difusão, seu texto classificou-se entre as 3 semifinalistas do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”, com 791 votos.
Para ganhar o FUNICONCURSO “Publicação Solidária”, além de todo o esforço anterior, contou com a colaboração das crianças da Fundação Café con Leche, que gravaram vídeos pedindo o voto para seu artigo.
Finalmente, Míriam conseguiu chegar à 3ª posição do FUNICONCURSO, atrás de suas colegas Teresa Takemura e Cristina Morataya, com 579 votos. Ainda que o terceiro lugar não lhe permitiu doar o prêmio em dinheiro à ONG Café con Leche, o concurso contribuiu para que “durante todo o processo a Fundação, seu projeto e, sobretudo, seus valores fossem conhecidos em muitas partes do mundo. Agora muitas pessoas conhecem estas crianças e se interessarão em como ajudá-las”, diz a aluna bolsista da FUNIBER.
Do mesmo modo, Míriam destaca que “o melhor do FUNICONCURSO da FUNIBER foi ter disfrutado de cada minuto desta experiência, ter conhecido todos os voluntários e colaboradores da Fundação Café con Leche, as crianças, que são maravilhosas e, principalmente, ter me feito sentir parte do projeto.”
Por último, a estudante espanhola incentiva a comunidade da FUNIBER a participar na próxima edição do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”, porque ela recomenda totalmente viver esta experiência pessoal que a FUNIBER oferece.
Links relacionados:
- Ganhar a 2ª edição do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”: Um sonho tornado realidade
- FUNICONCURSO “Publicação Solidária”: “Ajudar os outros não tem preço”
- Brasil ganha a 2ª edição do FUNICONCURSO “Publicação Solidária”
- Finalistas do FUNICONCURSO “Publicação Solidária” 2ª edição