Algumas pessoas que conseguiram ser bem-sucedidas no mundo político ou empresarial acumularam muito poder e dinheiro e continuam crescendo, mas, em seu caminho em direção ao sucesso econômico, não se esqueceram das pessoas mais pobres, daquelas que não têm meios para sustentar suas necessidades básicas. A seguir, mostraremos exemplos de algumas personalidades que realizaram ou organizaram atividades para ajudar os mais necessitados.
A coerência de um presidente
O presidente do Uruguai, José Mujica, surpreendeu o mundo com seu estilo de vida e sua filosofia. Mujica revelou que doa 87% de seu salário para fundos de ajuda social, e só reserva para sua manutenção mensal cerca de 20 mil pesos. Ele ressalta que “esse dinheiro é suficiente para mim, e tem de ser suficiente, porque há outros uruguaios que vivem com muito menos“.
O dinheiro doado pelo presidente é recebido pelo Fundo Raúl Sendic, administrado por sua força política, o Movimento de Participação Popular, que ajuda empreendimentos produtivos e uma ONG, que auxilia a construção de moradias. Mujica pratica o que prega. Ele aposta em um estilo de vida que qualifica como “sóbrio”, tendo apenas o necessário e sem cair no esbanjamento. Por isso, o dinheiro que sobra ele destina para ajudar os mais necessitados.
Multimilionários com coração
Do lado empresarial, Bill Gates, o multimilionário da indústria informática, tem influenciado com sua solidariedade, de maneira positiva, a comunidade de homens e mulheres de negócios.
Em 2000, criou-se a Fundação Bill e Melinda Gates. Desde então, esta organização fundada pelo casal Gates apoiou iniciativas orientadas a erradicar a pobreza extrema, reduzir a mortalidade infantil e lutar contra as doenças. Estima-se que Gates doou mais de 28 bilhões de dólares ao longo de sua vida, mas a maior parte desse dinheiro foi administrada por sua fundação.
De acordo com a mídia, o exemplo de Gates influenciou o comportamento de outros multimilionários incentivando-os a adotarem uma postura solidária.
O investidor George Soros colaborou com diversas causas em âmbito mundial e doou mais de 7,2 bilhões de dólares. Enquanto Warren Buffet, amigo e colaborador de Bill Gates, doou mais de 6,7 bilhões de dólares.
Comunidade solidária
As personalidades que doam grandes quantias de dinheiro chamam a atenção da imprensa, mas também existem grupos de bairro que realizam atividades solidárias.
Por exemplo, em Navarra (Espanha), a Associação de Idosos Lacarra criou o conceito de “Hortas Amigas” que permitem que os idosos trabalhem, na última quarta-feira de cada mês, no cultivo de alimentos para autoconsumo e para doar os excedentes hortícolas ao Banco de Alimentos de Berriozar. Além disso, são oferecidas verduras e hortaliças ao Centro de Acolhida Mulher.
Com pequenas ações, este grupo de vizinhos conseguiu mudar a dinâmica do povoado e mobilizam a solidariedade de algumas organizações. De acordo com o portal noticiasdenavarra.com, este projeto realizado por 300 vizinhos conseguiu obter um financiamento de 2.000 euros da Fundação CAN, 1.200 euros da empresa Zabala Consulting Innovation e 300 euros do Banco de Alimentos de Berriozar. Além disso, os sócios e as sócias do grupo contribuem para o desenvolvimento do projeto.
Personalidades de uma simplicidade impressionante, multimilionários com consciência social e vizinhos com ânimo empreendedor compartilham também o espírito solidário que lhes permite mudar a realidade que os rodeia.
Com o intuito de alimentar o espírito solidário no mundo, a FUNIBER lançou o FUNICONCURSO “Publicação Solidária”, uma iniciativa que permitirá que os estudantes compartilhem iniciativas solidárias inspiradoras e semeiem muitos sonhos no coração de pessoas do planeta inteiro.
Vá em frente e inscreva-se no FUNICONCURSO “Publicação Solidária”:
https://docs.google.com/a/funiber.org/forms/d/1TEW2IgMVio7uVTxtHeXYcDGwP1VbfqOlJtd7Dap1ezI/viewform