Carlos Marcuello nos fala sobre a cultura empresarial chinesa

Carlos Marcuello nos fala sobre a cultura empresarial chinesa

Carlos Marcuello é coordenador acadêmico do novo Mestrado em Negócios na China e Ásia-Pacífico da FUNIBER

A China é o país mais populoso do mundo, e este ano alcançou a liderança mundial em termos de PIB medido em paridade de poder aquisitivo. Além disso, é o país com maiores transações comerciais, a primeira potência industrial e um dos maiores investidores internacionais, principalmente na Ibero-América.

Os dados atraem os olhares para a China. Mas para se relacionar ou fazer negócios com este país é necessário, antes, entender algumas questões complexas específicas da cultura empresarial oriental. Por isso, a FUNIBER acaba de lançar o Mestrado em Negócios na China e Ásia-Pacífico, uma ferramenta valiosa para conhecer e analisar a região no conjunto de sua economia, política, cultura e geografia.

O Mestrado se centra nos aspectos práticos da realidade empresarial chinesa: o comércio exterior, o direito mercantil e as oportunidades de investimento, sem ignorar o conhecimento profundo do país.

De acordo com Carlos Marcuello, coordenador acadêmico do Mestrado em Negócios na China e Ásia-Pacífico, “os conteúdos do Mestrado são de grande rigor e qualidade acadêmica: não em vão, foram preparados por especialistas de primeiro nível na Ásia. Professores universitários, empresários, consultores, advogados… e oriundos de países como a China, o Japão, a Coreia do Sul, e também da Espanha. O material de estudo, a metodologia, os recursos acadêmicos, a biblioteca on-line e toda a infraestrutura do Mestrado foram elaborados com muito cuidado”, afirma.

Formação e Experiência

Marcuello é professor e consultor em assuntos orientais, licenciado em Recursos humanos pela Universidade de Múrcia e especializado em Relações Trabalhistas pela Universidade da Zaragoza. Tem também pós-graduação em Gestão de Eventos pela Escola Internacional de Protocolo e Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Ávila. Todas instituições espanholas.

Com ampla experiência em pós-graduações e assuntos asiáticos, Marcuello colabora com consultorias como Yuan Consulting e PromoCorea, assim como com a Fundação Educativa Chinesa. Junto ao professor Jinho Shin, um dos autores dos conteúdos do Mestrado, administram o blog “Coreia do Sul: ponte para o futuro” da Web Global Asia.

Marcuello trabalhou também como conselheiro do Governo e assessor da Prefeitura no Município de Vila do Ayerbe, em Huesca (Espanha).

Alunos do programa

“O Mestrado está voltado a todos que tenham interesse na China, que trabalhem ou queiram trabalhar em multinacionais vinculadas com a China, em consultorias ou escritórios especializados no país, em fundações ou associações, em embaixadas ou consulados, em organismos governamentais ou empresariais de comércio exterior… em qualquer organização, seja pública ou privada, que tenha relações ou negócios com o gigante oriental”, afirma o coordenador acadêmico.

No entanto, Marcuello ressalta: “Mas não serve apenas para as pessoas que trabalham “para” estas organizações, também serve para autônomos, empreendedores ou empresários que, por sua própria conta, empreendam uma relação comercial, profissional ou de investimento com a China.”

Para mais informações, visite a página da FUNIBERhttp://fnbr.es/z5

Leia também o artigo em espanhol escrito por Carlos Marcuello e publicado na agência China Files: http://fnbr.es/z4