David de Campos Buás, aluno do Brasil, bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Educação, publicou um artigo na revista científica REGAE
David, natural de Nova Olinda do Norte, Manaus (Brasil), é Licenciado em História pela Universidade Federal do Amazonas. Além deste curso, também, possui Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER.
Entre as atuações ao longo de sua trajetória profissional, trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Também foi Conselheiro e Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Manaus.
Atualmente, David atua no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta em Manaus. Também é membro titular do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente/AM (FEPAD), do Fórum Estadual de Educação/AM (FEE/AM) e da Comissão Coordenadora de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Estadual de Educação do Amazonas (PEE/AM).
Recentemente, o aluno brasileiro publicou um artigo baseado na Dissertação de Mestrado na renomada revista científica REGAE, sobre a implantação de um novo modelo gestão educacional.
Poderia resumir brevemente no que consiste o artigo publicado na Revista REGAE?
O texto do artigo foi fundamentado na minha apresentação da dissertação de mestrado sob a orientação da Professora Viviane Sartori, ao programa de pós-graduação do Mestrado em Educação da Universidade de Jaén, em convênio com a FUNIBER, decorrente da pesquisa sobre analises dos processos pedagógicos com a implantação do “novo” modelo de gestão educacional, a gestão da qualidade total (GQT), na Escola Estadual de Tempo Integral Profª Roxana Pereira Bonessi em Manaus-AM. Discute teoricamente sobre os pontos e contrapontos dos modelos e concepções de gestão escolar, trazendo para o centro da discussão a GQT, entendida como sendo um paradigma de gestão, como filosofia gerencial de desenvolvimento da qualidade em todos os setores operacionais das empresas capitalistas, sustentada por um sistema de aplicação de conceitos, métodos e técnicas, que foi introduzida no âmbito educacional e implantada e aplicada, como ação pioneira em uma escola pública.
Quais são as principais conclusões do artigo?
Em cada tópico do artigo procuramos fechar a análise com uma reflexão conclusiva, ainda que momentânea, considerando o tempo da pesquisa e o vasto caminho a ser percorrido no campo da investigação sobre gestão escolar pública, inclusive, sobre o tema tratado neste trabalho. No entanto, apresentamos nossas considerações finais, apontando alguns aspectos que consideramos relevantes quantos aos resultados e conclusões, ressaltando, porém, que a conjuntura política atualmente se apresenta diferente do momento da realização da pesquisa.
Por que as escolas devem seguir o exemplo da Escola Estadual Professora Roxana Pereira Bonessi e implantar o Sistema de Gestão de Qualidade?
Não foi com esta intenção e nem nessa direção o objetivo do trabalho, de estabelecer o modelo como exemplo a ser seguido. A gestão escolar pública é objeto de estudo e compõe uma variada literatura científica produzida no campo educacional e este trabalho se contextualiza exatamente como mais uma contribuição neste campo. A gestão escolar é instrumento de mediação que influencia indubitavelmente nos processos de ensino e aprendizagem, pois, envolve elementos de cunho social, político, cultural e econômico que se materializam na realidade na forma de organização e na forma de condução da gestão da escola.
Como a FUNIBER ajudou na publicação deste artigo?
Foi-me disponibilizado uma matriz curricular compatível com os objetivos do curso, acompanhada de um excelente material didático físico produzido por professores qualificados e renomados, uma plataforma virtual tecnologicamente avançada e uma equipe tutorial de apoio a aprendizagem qualificada, consequentemente, isso possibilitou ampliar meus conhecimentos, desenvolver competência e habilidades principalmente quanto a produção textual, criando uma certa dose de confiança e segurança para produzir um material científico, no caso de um artigo, como forma de contribuir com educação e com a ciência.
O que destacaria do Mestrado em Educação da FUNIBER?
Minha formação e aprendizagem no mestrado da FUNIBER não se deram de forma unilateral, pois estiveram comigo – compartilhando conhecimentos e saberes – colegas de turma, professores, tutores, diretores, equipe técnica e acadêmica, entre outros, com uma interação e relação conjunta mediada pela tecnologia, ou seja, a qualidade do processo formativo do mestrado, residiu fundamentalmente, a meu ver, no conjunto de pessoas qualificadas conjugada com um conjunto de instrumentos e ferramentas técnicos e pedagógicos de qualidade, cabendo, portanto, apropriar-me de tudo isso para que minha formação e aprendizagem fosse também de qualidade.
Se você quer saber a opinião de David de Campos Buás e como foi a sua experiência fazendo um Mestrado a distância, assista o seguinte vídeo:
Enlaces relacionados: