Segundo dados da Adecco, consultoria líder em Recursos Humanos, coletados em seu último relatório O futuro do trabalho na Espanha, 57,5% das empresas pesquisadas afirma que estão globalizando valores culturais, econômicos, empresariais e de trabalho. Por este motivo, a dupla titulação está ganhando cada vez mais importância na hora de encontrar emprego.
Durante a última década, o mercado de trabalho tornou-se cada vez mais exigente. A crise econômica, a maior especialização dos candidatos, a internacionalização das empresas e o boom tecnológico, são fatores que nos exigem uma constante atualização.
Diante desse mercado de trabalho altamente competitivo, a dupla titulação universitária apresenta-se como uma aliada para que nosso perfil seja mais atrativo na hora de procurar emprego. As vantagens de estudar uma dupla titulação são múltiplas, assim vamos debulhar algumas delas:
Ao obter dois títulos na mesma área de conhecimento, por duas universidades de diferentes países, conseguimos nos especializar em um mesmo ramo e ter a possibilidade de trabalhar em países diferentes. Esta dupla titulação com visão internacional será, sem dúvida, um importante valor acrescentado em nosso currículo acadêmico.
A dupla titulação acrescenta valor, sendo muito atrativa para as empresas. O aluno com dupla titulação adquire um alto nível de competitividade em face da incorporação ao mercado de trabalho, pode postular a empregos em diferentes países e amplia a sua visão sobre a profissão ao ser capaz de compreender diferentes áreas geográficas com sua própria idiossincrasia local.
Portanto, as pós-graduações a distância com dupla titulação são muito interessantes pela abordagem internacional que oferecem. Preparam os alunos para atender dinâmicas em ambientes multiculturais e, ao mesmo tempo, facilitam a mobilidade profissional.
A pessoa titulada por duas universidades distintas obterá, além disso, os benefícios e direitos que os dois centros universitários oferecem. Assim mesmo, esta mobilidade acadêmica melhora a reputação a nível mundial da universidade anfitriã.
Ao obter dois títulos apoiados por universidades de dois países diferentes, o estudante amplia seu grau de empregabilidade e melhora o seu nível de renda. A dupla titulação é uma tendência em alta do mercado de trabalho, pela vantagem competitiva que oferece em um mundo com menos fronteiras.
Obter uma dupla titulação exige mais esforço?
Cursar um mestrado com dupla titulação não implica uma dupla dedicação ao estudo, mas sim reclama mais constância, organização e gestão do tempo. Os estudantes desenvolvem estas habilidades durante o programa acadêmico, que lhes serão de grande ajuda no futuro, durante o exercício profissional.
Os programas de dupla titulação contam com uma série de disciplinas em comum. Estas disciplinas são cursadas simultaneamente, por isso não é necessário as cursar duas vezes. Evita-se, portanto, a repetição de conteúdo, permitindo o estudo daqueles conteúdos que sejam originais. Dependendo da Universidade que titule, o aluno tão apenas terá que cursar alguma disciplina extra que lhe permitirá obter ambas as titulações.
Não obstante, é importante contar com uma boa assessoria, de maneira que todas as dúvidas sejam esclarecidas antes de iniciar o processo de matrícula. Também é importante conhecer as experiências de outros alunos.
Neste sentido, compartilhamos os comentários que realizaram alunos de diversas especialidades, mestrados e doutorados, patrocinados pela FUNIBER, sobre as suas experiências estudando uma pós-graduação com dupla titulação a distância:
- Aluna do Mestrado em Direção Estratégica bolsista pela FUNIBER realiza práticas em Barcelona
- Opinião de Miguel Ángel Arango, aluno da Especialização em Aplicação de Energias Renováveis patrocinada pela FUNIBER
- Opinião de Carolina Ortiz, aluna do Mestrado em Estudos Biológico-Naturistas especializado em Acupuntura patrocinado pela FUNIBER
Links relacionados:
- Opinião de Paula Fabiana Del Bretto, aluna do Mestrado em Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira patrocinado por FUNIBER
- O que é a dupla titulação?