Após apresentação pública dos resultados do estudo de mestrado, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) se interessa em debater o tema para formular possíveis propostas para uma normativa
O aluno bolsista da FUNIBER, Nilson Restanho, realizou um estudo inédito no seu país, Brasil, sobre um protocolo de ações para acidentes de veículos com produtos perigosos em túneis de estradas brasileiras. A dissertação foi realizada para a conclusão do Mestrado em Gestão e Auditoria Ambientais, titulado pela Universidad Europea del Atlántico.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), após conhecer o estudo, se interessou em aplicar uma normativa em todo o país. “Por enquanto, a ABNT irá debater na próxima reunião sobre a necessidade de haver uma norma técnica brasileira (NBR) sobre esse assunto; e se aprovado, irá iniciar os trabalhos de estudo e elaboração da norma”, afirma Nilson Restanho.
Mesmo não sendo aprovado agora, o aluno prevê que os membros do Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego estariam sensibilizados para que algum dia publiquem uma NBR sobre esse assunto. “O interesse foi grande por parte dos membros; e apenas pelo fato de não haver estudos nesse assunto já é um fator muito positivo”, diz.
Esta semana, esta semana o trabalho foi divulgado na REQUILCAR– Rede de Emergências Químicas da América Latina e Caribe que possuem profissionais nas diversas áreas de atendimento emergencial em empresas públicas e privadas.
Os conhecimentos permitem ampliar a bagagem pessoal
Segundo o orientador da dissertação, o professor Erik Simões, o estudo tem muita relevância para o Brasil pelo ineditismo e pelo carácter preventivo. Para a realização da dissertação, o aluno analisou estudos, normas e diretrizes de diversos países europeus, americanos e asiáticos. Também estudou alguns casos de acidentes ocorridos dentro de túneis para avaliar o tipo de atendimento e possíveis propostas preventivas.
Formado em Engenharia Elétrica, em 1991, o autor do estudo ingressou em 1994 na Polícia Rodoviária Federal, onde desenvolveu sua trajetória como instrutor de transporte nacional e internacional de produtos perigosos. Sua experiência levou-o a publicar sete livros sobre esta área. Agora, com o mestrado finalizado, ele completa sua formação com o patrocínio da FUNIBER.
“A experiência foi gratificante”, comenta o aluno sobre cursar o mestrado. “Os conhecimentos adquiridos permitiram ampliar a bagagem pessoal pelo estudo de normas e exemplos aplicados em outros países”, relata.
Além dos benefícios pessoais, o estudo realizado pelo aluno gerou uma série de ações preventivas, que se adotadas, poderiam evitar prejuízos ambientais, materiais e às vidas de algumas pessoas.
“É importante deixar registrado o apoio durante todo o tempo da área administrativa através da equipe de trabalho que dá o suporte para que o curso avance com tranquilidade; e ao orientador da dissertação, Dr. Erik Simões pelo apoio durante o processo de construção do estudo”, diz Nilson Restanho.
Outro ponto positivo do mestrado está na facilidade de seguir um programa online. “O horário flexível para acesso à plataforma de ensino é mais um ponto positivo. Além disso, tem um material impresso que possui uma construção pedagógica gradual”, destaca.
Para saber mais sobre o estudo, acesse