O grupo “5 é uma multidão” foi o vencedor da IV Liga de Debates Universitários realizada entre os dias 27 e 30 de outubro pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), instituição pertencente à rede FUNIBER.
O evento, ao contrário dos anos anteriores, teve duas mudanças importantes. Por outro lado, o concurso foi estendido a outras universidades da rede FUNIBER UNINI Porto Rico, UNINI México e UNINCOL. Além disso, as atuais restrições causadas pela pandemia do coronavírus impediram que a Liga acontecesse presencialmente e o formato on-line foi escolhido para garantir a segurança.
A equipe “5 é uma multidão”, formada pelas alunas da UNEATLANTICO Andrea Bruni, Irene Pérez e Julia Marrón, conquistou a final com 34,33 pontos e 190,16 no acumulado. “Los Indecisos”, a segunda equipa classificada e formada por alunos da Licenciatura em Jornalismo da UNEATLANTICO, obteve 26,33 pontos na final e uma pontuação acumulada de 161,67.
Na categoria de melhor orador, Andrea Bruni venceu “5 é uma multidão”, que foi indicada 9 vezes. Ele é seguido por Thais Campón da equipe “Los Indecisos” (6 vezes), Amparo Guadalupe García da equipe “Almas Libres” e María Reneé Escobar da equipe “Engenheiros para o Futuro”, cada uma recebeu 5 indicações do júri. No total, 14 equipes participaram da competição.
O concurso foi organizado pelo Dr. Araceli Alonso, Dr. Manuel Cristóbal e pela Diretora da Cátedra de Cultura Empresarial e Empregabilidade da UNEATLANTICO, Inna Alexeeva. Este último atuou como árbitro na final e fez um balanço do resultado da Liga.
“Estamos a falar de quatro dias muito intensos nos quais te tornaste mais conhecido. Todo mundo adquiriu muita autoconfiança. A partir de agora continuamos com mais aprendizagem, mas, acima de tudo, com maior segurança ”, comentou a professora.
O jornalista e membro do júri, Nieves Bolaño, parabenizou os alunos finalistas pelo trabalho de preparação: “o vencedor será sempre você, porque você se envolveu, você apostou e superou a relutância e fez outras coisas. Se divertindo, mostrando sua cara e aprendendo. É por isso que ambas as equipes ganharam personalidade ”. Além disso, o jornalista agradeceu a todas as pessoas que residem fora da Espanha por sua participação no debate e acompanhamento.
No debate desta edição, o tema foi refletido: “A sociedade está preparada para assumir o direito à eutanásia ativa?”