Opinião de Iscaura Alcántara, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER

Opinião de Iscaura Alcántara, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER

Iscaura Alcántara, aluna bolsista pela FUNIBER República Dominicana do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos, opina sobre estudar a distancia com a FUNIBER

É um prazer para mim ter a oportunidade de comentar minha experiência na FUNIBER. Meu nome é Iscaura Alcántara, sou Engenheira de Sistemas de Informação da Universidade Apec (UNAPEC) da República Dominicana. Mudei, no ano 2009, da província da Barahona para Santo Domingo para realizar meus estudos. Atualmente, estou cursando o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da UNINI, com a colaboração da FUNIBER. Trabalho como Analista de Software no Lionbridge Capital e espero que minha experiência de estudar a distancia com a FUNIBER possa chegar até o último canto do mundo.

Minha grande experiência com a FUNIBER

Nos últimos anos, graças à oportunidade que o governo da República Dominicana propicia, os profissionais têm a facilidade de realizar Mestrados e demais titulações fora do país através do Ministério de Educação Superior, Ciências e Tecnologia (MESCYT).

Decidi pesquisar na internet diferentes opções para realizar o Mestrado, já que queria começar a ter experiência profissional e ao mesmo tempo ter a comodidade para estudar, que neste caso, fora do país não poderia obter. Foi aí que encontrei informação sobre o que até agora só me trouxe benefícios, por isso decidi optar por uma Bolsa de Estudos, e aqui começa minha grande experiência com a FUNIBER.

Ao ler a solicitação de Bolsa e a percentagem que ofereciam, pressenti que era a melhor oportunidade. No princípio, mostrei-me cética, mas tomei a decisão de seguir em frente e confirmei tal dúvida no momento que recebi este e-mail tão esperado que dizia: “o Comitê de Bolsas de Estudos da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), depois de ter avaliado sua solicitação, decidiu conceder-lhe um benefício de Bolsa de 75% aplicável ao Programa de Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos”. Nesse instante, pulei de alegria e tal emoção me fez pensar que poderia estar apta para uma conduta profissional, já que a Bolsa era de suma importância para mim.

Este momento foi decisivo, já que eu estava diante de um compromisso que alteraria meu perfil pessoal e profissional, e assim foi. Graças a esta excelente oportunidade, consegui encontrar múltiplas ofertas de trabalho que me geraram melhor posição e que, conjuntamente, coloquei em prática o que fui aprendendo no Mestrado. É aqui onde começou o desafio comigo mesma, de ser persistente e ter disciplina estudando dia a dia.

Por outro lado, no âmbito trabalhista, depois de 4 meses cursando o Mestrado, apresentou-se uma situação em meu trabalho que merecia com urgência a organização de uma nova estrutura de projetos, com a qual, desde este momento, começava outro desafio para mim no âmbito profissional, posto que consistiu na criação de um Departamento de Controle de Qualidade e Documentação que implicava a organização de processos de acordo com a empresa e em definir metodologias para o desenvolvimento de projetos de software.

Por coincidência, comecei o módulo de Desenho em dezembro do ano passado e decidi implementar o mesmo projeto em dito módulo, já que tanto no Mestrado como no trabalho seria de muito benefício. Então, decidi colocar em prática as técnicas aprendidas nas disciplinas que tinha aprovado até aquele momento, as quais, em minha opinião, têm um conteúdo altamente proveitoso e atualizado.

Tomei referências e formatos e imediatamente dei andamento, e passados 3 meses, os processos básicos eram totalmente diferentes e meu desempenho e aplicação das técnicas foi tamanho que consegui ficar responsável por tal departamento. Graças a isto, meses depois, recebi ofertas de trabalho de outras empresas, razão pela qual decidi aproveitar uma delas e, hoje em dia, subi mais um degrau profissionalmente.

Benefícios da educação a distância

Embora seja certo que para alcançar objetivos há que esforçar-se, também é certo que o dedicar-se a isto é muito mais proveitoso, tanto profissional como pessoalmente. Não resta dúvida que a FUNIBER é uma excelente plataforma para alcançar uma de tantas metas que nos propomos no dia a dia. Por esta razão, o que mais gostei de estudar através desta fundação foi a comodidade de poder estudar em qualquer momento que deseje e poder levar comigo o material físico que me disponibilizam. Ademais, estudar em casa, para mim, é a melhor inovação tecnológica, e que a FUNIBER o faça possível já é um fator extra. De igual maneira, poder entra em contato com companheiros de diferentes áreas, países e culturas é uma linda experiência. Graças a isto, tenho amizades na Costa Rica, Colômbia, Honduras, Peru, México, Chile, entre outros. Hoje em dia nos comunicamos não apenas para saber de estudos, mas também para conversar de maneira amena.

E continuando com as experiências de amizades, devo dizer que fiquei surpreendida ao ver que encontrei pessoas de meu país cursando o Mestrado, com as quais estou realizando o projeto no módulo de Desenho.

Seguramente, nunca tinha pensado em ter esta oportunidade e asseguro que foi a melhor decisão tomada. Até o momento, posso dizer que não tive problemas com a plataforma nem com os conteúdos, tenho tudo à mão, a tempo e tal qual foi descrito no momento da inscrição. Do mesmo modo, quero destacar que devido aos benefícios obtidos e a todo o aprendido até agora, tenho promovido a FUNIBER entre meus amigos. Oferecendo informação sobre a Fundação, consegui que meu companheiro de universidade Ángel Eduardo Rodríguez conseguisse também sua Bolsa de Estudos na FUNIBER para o Mestrado em Direção Estratégica de Engenharia de Software e, como eu, está satisfeito com o formato de ensino.

Por último, quero acrescentar que, devido ao nível intelectual do Mestrado, tenho planos empreendedores com Consultoria de Projetos e, por vocação, desejo ministrar matérias sobre Projetos na Universidad Apec da República Dominicana.

Meus reconhecimentos e meus agradecimentos à FUNIBER, já que a considero como um mundo de contribuições aos conhecimentos técnicos e científicos.

Links relacionados: