Miguel Vásquez, aluno do Equador e bolsista do Doutorado em Projetos pela FUNIBER, opina sobre sua experiência de estudar a distância
Miguel, natural de Quito (Equador), é graduado em Comunicação Social pela Universidad Central del Ecuador e tem Mestrado em Comunicação pela Universidad Simón Bolívar. Além disso, finalizou o Doutorado em Projetos promovido pela FUNIBER, mediante a Rede Universitária em que a fundação colabora.
Ao longo de sua extensa trajetória profissional, sempre desenvolveu atividades no âmbito da comunicação, como responsável pela Comunicação Cultural do Distrito Metropolitano de Quito, assessor de comunicação e imagem na Secretaria de Imprensa da Presidência da República do Equador, docente na área de Comunicação Corporativa na Universidad Central del Ecuador, entre outros. Atualmente, é responsável pela Comunicação na Petroecuador.
Entrevistamos o estudante do Equador para que ele opinasse sobre sua experiência no estudo a distância com a FUNIBER e sobre como está aplicando os conhecimentos aprendidos com o Doutorado em Projetos em seu ambiente profissional.
Como conheceu a FUNIBER?
MV: Foi por meio de um folheto que chegou à Faculdade de Comunicação Social da Universidad Central del Ecuador sobre o programa de bolsas da FUNIBER para o Doutorado, eu solicitei informações e todas as dúvidas levantadas foram resolvidas.
Por que decidiu estudar on-line?
MV: Era a única forma de fazê-lo, já que trabalho como funcionário público em uma empresa petroleira e como docente universitário, os quais não me permitem frequentar aulas regulares.
Por que decidiu cursar o Doutorado em Projetos?
MV: Era um desafio pessoal, a base da minha formação é na área de Ciências Sociais – como comunicador social e docente -, mas sempre me atraiu as ciências técnicas e o desenvolvimento de projetos para a área social.
O que mais gostou no Doutorado?
MV: O planejamento do mesmo, os conteúdos atualizados das matérias a cursar e, especialmente, a generosidade conceitual dos acadêmicos. Além da personalização na atenção por parte dos colaboradores da FUNIBER.
Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu trabalho? Para que estão servindo?
MV: Neste momento, trabalho com propostas de projetos de melhoria do ambiente de trabalho para uma empresa, a fim de reduzir os índices de acidentes industriais, assim como de melhoria da eficiência e instantaneidade na atenção aos afetados e suas famílias.
O que destacaria dos professores da FUNIBER?
MV: São academicamente muito qualificados, possuem expertise e são, acima de tudo, grandes seres humanos.
Para você, quais são os benefícios da educação a distância?
MV: Ela permite dominar novas ferramentas informáticas por meio do campus virtual e das plataformas; obriga o aluno a ser organizado em seu tempo; ser responsável para cumprir com os prazos dos compromissos de entrega de trabalhos e exames; e permite gerar iniciativas de pesquisa complementar para enriquecer os conteúdos.
O que opina a respeito da plataforma virtual da FUNIBER?
MV: É muito amigável, de fácil manejo e permite a visualização imediata de suas ferramentas.
O que diria às pessoas que estão planejando fazer um Doutorado a distância promovido pela FUNIBER?
MV: Que elas deveriam decidir fazê-lo imediatamente, já que sou testemunho de um sonho pessoal cumprido, graças ao impulso e apoio constante dos colaboradores da FUNIBER, como Niurka Menéndez, Roberto Alvarez, Christian Stay, entre outros.
Links relacionados:
- Opiniões FUNIBER: Novos desafios profissionais graças à FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Crescendo profissionalmente com a FUNIBER
- Opiniões FUNIBER Chile: Estudar programas com reconhecimento internacional
- Opiniões FUNIBER Paraguai: “Esta experiência me abre caminho no campo profissional”