Irvin Sáenz, aluno da Costa Rica bolsista da FUNIBER do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação, explica como está sendo sua experiência estudando a distância
Irvin, natural de Guápiles (Costa Rica), é Engenheiro em Sistemas Computacionais e Engenheiro em Gerência Informática pela Universidade Tecnológica Costa-riquenha e pela Universidade Central da Costa Rica, respectivamente. Além disso, encontra-se cursando o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação patrocinado pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
Atualmente, o estudante costa-riquenho trabalha na área de Tecnologias da Informação da Universidade da Costa Rica (UCR) e como Docente de Informática na Universidade Latina da Costa Rica (ULatina).
Conversamos com Irvin para que nos explique como está sendo sua experiência estudando a distância o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação:
Por que você decidiu estudar a distância com a FUNIBER?
Hoje, quando se fala de estudar a distância, as pessoas não visualizam as grandes vantagens que uma tecnologia como esta tem. Além de proporcionar uma economia significativa em custos, menos impacto ambiental e maior tempo em família, estudar a distância com a FUNIBER proporciona para os estudantes estudar de forma disciplinada e tecnológica com as últimas tendências globais de educação, por isso sua metodologia de ensino não está longe de ser uma grande solução, tanto para outras Universidades como para algumas Organizações, apostando pelas novas tecnologias da informação e comunicação, dando maior autonomia e empoderamento.
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação (MDETI) da FUNIBER?
Depois de uma ampla análise de diferentes opções universitárias, escolhi uma opção em âmbito gerencial que me permitisse complementar a Graduação em Gerência Informática, por isso, pouco depois de ter visto vários planos, o programa de MDETI da FUNIBER estava de acordo com meus gostos, preferências e, principalmente, às necessidades do mercado laboral. Além disso, a facilidade da Bolsa de Estudo que me deram, o serviço ao cliente e o enfoque que os conteúdos do curso têm foram pilares fundamentais para estudar a distância e, que a sua vez, contam com o respaldo do colégio profissional (Colégio de Profissionais em Informática e Computação da Costa Rica (CPIC), o que é um valor agregado, e do Conselho Nacional de Reitores (CONARE).
O que você mais está gostando do Mestrado? O que destacaria?
A dinâmica com que se tratam os conteúdos apoiados em situações e casos reais, o que permite abordar e proporcionar soluções oportunas partindo de um ponto de vista teórico-prático. Outro aspecto é compartilhar com colegas e outros profissionais de outros locais do mundo e debater um pouco os diferentes focos e pontos de vista.
O que mais destacaria é contar com o acesso à ferramenta 24/7/365, em qualquer lugar e em qualquer hora, o que é uma grande vantagem e facilidade.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?
Profissionais com uma ampla experiência e, em sua maioria, com um Doutorado, sempre atentos, com carisma, e com grande dom de comunicação. Seu serviço de alta qualidade permite realizar consultas relacionadas com os cursos e em espaços muito rápidos, e as dúvidas são solucionadas muito rapidamente.
Quanto aos programas, a estrutura curricular das 4 áreas formativas permite ter um enfoque mais amplo das NTIC (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) frente a temas de Liderança, RRHH, Reengenharia, Globalização, Comércio Eletrônico e, finalizando, com a Dissertação.
Como Engenheiro em Sistemas Computacionais, em que o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação da FUNIBER está contribuindo?
Os conceitos da Reengenharia, tomada de decisões e a contribuição das NTIC somam novas habilidades e aptidões que ajudam cotidianamente a ser um profissional com conhecimentos mais sólidos e integrais.
Como trabalhador na área das TIC da UCR e Docente na ULatina, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
Na Universidade da Costa Rica, os conhecimentos adquiridos me permitiram visualizar um contexto mais amplo no campo das TIC. Aprendi a realizar um melhor planejamento, a poder tomar as melhores decisões, desenvolver vários projetos e ser um melhor líder dia a dia. No caso da docência universitária na Universidade Latina, os conhecimentos aprendidos foram transmitidos a meus alunos para que possam ser aplicados ao cotidiano da carreira informática, e que os apliquem nos projetos futuros, tanto a curto, médio e longo prazo.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Aos muito ticos (sinônimo de costa-riquenho) diria “lléguele” (“vai com tudo”), é uma opção muito diferente, tem flexibilidade de horários, é muito participativa, a atenção é individualizada ou grupal segundo a necessidade, fácil de se adaptar. O principal requisito é ser uma pessoa disciplinada, organizada, pontual, clara, mas principalmente ter paixão e amor pelo que fazemos.
Fecho como tico, dizendo: Pura vida! Este Mestrado é muito “tuanis” (“show”), “puros dieces” (“nota 10”).
Links relacionados:
- Opinião de Tania Azcárate, aluna da Especialização em Engenharia Ambiental
- Aluno do Peru publica “Manual de Conciliação Extrajudicial”
- Opinião de Rosa Palma, aluna da Especialização em Formadores de Formação Continuada da FUNIBER
- Opinião de Inés Jacqueline Andrade, aluna do Mestrado em Gerontologia da FUNIBER