Sara Durán, aluna de El Salvador bolsista da FUNIBER do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos, opina sobre sua experiência estudando a distância com a FUNIBER
Sara, natural de San Salvador (El Salvador), é Engenheira Agrônoma pela Escola Agrícola Panamericana. Além disso, tem a Graduação em Agronegócios pela Universidade José Matías Delgado (El Salvador) e a Pós Graduação em Integrated Rural Regional Development Planning Studies pelo Weitz Center for Sustainable Development (Israel). Ainda assim, também tem o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos, patrocinado pela FUNIBER, com titulação pela Universidad de León (Espanha).
Atualmente, a especialista em Engenharia Agrônoma trabalha como Responsável por Acompanhamento e Avaliação de Projetos Agroindustriais na FINTRAC, empresa que desenvolve soluções agrícolas para acabar com a fome e a pobreza.
Conversamos com a estudante de El Salvador para que explique como foi sua experiência estudando a distância e como aplica os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER?
Trabalhei em desenvolvimento internacional de projetos agrícolas e este Mestrado possibilitava melhorar academicamente meu currículo. Estava procurando alcançar uma base de conhecimentos e ferramentas que me ajudassem a desempenhar-me melhor em meu exercício profissional sem ter que deixar meu trabalho.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
Que me ofereceu uma formação acadêmica internacional com conteúdos universais, que facilmente pude adaptar e adequar é meu contexto de trabalho, que também é internacional.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o Programa de Estudos?
O corpo de professores inclui docentes de diferentes ramos e com variadas experiências profissionais, e com trajetórias destacadas em seus respectivos campos. Esta experiência contribuiu a que o plano de estudos estivesse alinhado às demandas do mercado laboral global em que trabalho. Além disso, as relações e conexões que se criam com os companheiros transcendem o plano de estudos e ajudam a crescer em âmbito profissional e pessoal.
Como Engenheira Agrônoma, em que o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER contribuiu?
Este Mestrado complementou minha formação técnica com conhecimentos, habilidades e competências que são necessárias para dirigir de maneira ideal todas e cada uma das áreas dos projetos nos que me desempenho.
Como Responsável de Acompanhamento e Avaliação de Projetos Agroindustriais na FINTRAC, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em sua rotina profissional?
Ajudou-me a administrar e dirigir de uma melhor maneira, mais eficiente, a integração dos diferentes processos e atividades que são necessários em monitoramento e avaliação de projetos agrícolas. Consegui, com as diferentes equipes quem trabalho, identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os diferentes processos e atividades para medir os alcances dos projetos nos quais participamos; em seus diferentes contextos e realidades.
Você já recebeu o título? Em caso positivo, quanto demorou em tê-lo em mãos?
Mais ou menos um ano desde que recebi a notificação que aprovei o Plano de Estudos e que estava em espera do diploma.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Oferece uma excelente formação que permite reunir os estudos com as atividades e obrigações laborais e familiares. Ao mesmo tempo, proporciona flexibilidade horária para organizar os tempos de estudo que sejam mais convenientes para cada um, facilitando o próprio planejamento do trabalho.
Links relacionados:
- Opinião de Irvin Sáenz, aluno do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER
- Opinião de Tania Azcárate, aluna da Especialização em Engenharia Ambiental da FUNIBER
- Aluno do Peru publica “Manual de Conciliação Extrajudicial”
- Opinião de Inés Jacqueline Andrade, aluna do Mestrado em Gerontologia da FUNIBER