Camila Mansilla, aluna do Chile bolsista da FUNIBER do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação, opina sobre sua experiência estudando a distância com a FUNIBER
Camila, natural de Punta Arenas (Chile), é Graduada em Psicologia pela Universidad de Magallanes. Também, é Graduada em Psicologia Clínica e Saúde pela Universidad Católica de Valparaíso. Além disso, tem o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação patrocinado pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI).
Atualmente, a estudante chilena trabalha como Psicóloga no Centro de Rehabilitación Club de Leones Cruz del Sur, instituição especializada em medicina física integral e reabilitação.
Conversamos com Camila para que nos explique como foi sua experiência estudando a distância e como aplica os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação da FUNIBER?
Decidi continuar com minha formação, escolhendo um programa de Pós-Graduação que se ajustasse às minhas necessidades, avaliando a possibilidade de estudar on-line como principal alternativa em minha zona de residência, considerando, além disso, a flexibilidade de tempos e horários, somando-se em ter sido beneficiada com a Bolsa de Estudo.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
Me agradou muito a interação e supervisão permanente dos docentes e tutores a cargo de cada módulo de aprendizagem, além da oportunidade de manter contato com companheiros de estudos de diversas nacionalidades, o que sem dúvida enriqueceu significativamente a experiência acadêmica.
O que você opina sobre o programa de estudos do Mestrado? E sobre os professores?
O programa estava muito claro e coerente, sendo os diversos módulos consequentemente apresentados com estrutura e objetivos de aprendizagem. Com respeito ao corpo docente, destaco a proximidade e prontidão com a qual responderam sempre as inquietações, além de proporcionar um oportuno feedback após desenvolver trabalhos avaliados.
Como Graduada em Psicologia, em que o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação da FUNIBER contribuiu?
Contribui na maneira de abordar as problemáticas de tipo familiar, que são frequentemente trabalhadas em meu cargo atual; dado que a posição de terapeuta apoia-se em uma postura construtivista e sistêmica para oferecer à família consultante.
Como você está aplicando os conhecimentos adquiridos com o Mestrado em seu trabalho?
Principalmente, no âmbito das intervenções familiares efetuadas em meu trabalho, já que as famílias frequentemente costumam demandar mais de um motivo de atenção, ligados principalmente a contextos que correspondem a seu funcionamento, distribuição de papéis e responsabilidades a favor das crianças a cargo destas, que apresentam capacidades diferentes. Então, o olhar com um enfoque integrador e de busca de soluções que favoreçam a harmonia de seus integrantes foi de vital utilidade, além do desenvolvimento de processos de análise dos casos em maior profundidade.
Você já recebeu o título? Em caso positivo, quanto demorou em tê-lo em mãos?
Ambas as titulações demoraram aproximadamente 6 a 7 meses em ser recebidas, o que inclui a legalização de cada uma.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Que se atrevam e se somem a esta grande oportunidade de enriquecer sua formação profissional, principalmente se residirem em zonas geograficamente isoladas (como em meu caso), através de um modelo de estudos flexível e de autogestão, no qual poderão conjugar conforme suas próprias necessidades os tempos e espaços para a revisão de conteúdos, término de atividades e avaliações com o apoio docente qualificado e oportuno que a instituição disponibiliza.
Links relacionados:
- Opinião de Ana Maria Nagem, aluna do Doutorado em Projetos da FUNIBER
- Opinião de Sara Durán, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER
- Opinião de Irvin Sáenz, aluno do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação da FUNIBER
- Opinião de Cristina Moreira, aluna do Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética da FUNIBER