Alicia Fabra, aluna do Uruguai bolsista da FUNIBER da Especialização em Sobrepeso e Obesidade , opina sobre sua experiência estudando a distância
Alicia, natural de Montevideo (Uruguai), é Graduada em Medicina e Especialista em Pediatria pela Universidad de la República (UDELAR). Também, tem a Especialização em Gestão da Saúde pela Univerisad Católica del Uruguay e a Especialização em Sobrepeso e Obesidade patrocinada pela FUNIBER.
Atualmente, a estudante uruguaia é Docente de Pediatria na Universidad Católica del Uruguay e Pediatra na Emergencia UNO.
Conversamos com a docente unversitária especialista em medicina para conhecer sua experiência estudando a distância com a FUNIBER:
Por que você decidiu cursar a Especialização em Sobrepeso e Obesidade da FUNIBER?
Buscava ampliar meus conhecimentos sobre o sobrepeso e a obesidade em crianças e, fundamentalmente, sua prevenção, tema que estava pouco desenvolvido em meu país. Me interessei pela proposta da FUNIBER principalmente porque a forma de estudo me permitia gestionar meus tempos.
O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?
Satisfez totalmente minhas expectativas. Era a primeira vez que estudava desta forma e a interação com outros companheiros de estudos, com os professores a distância me pareceu fascinante.
Não apenas contribuiu com conhecimentos do paciente com sobrepeso e obesidade, mas também me permitiu integrar duas disciplinas, a médica com a nutrição, e com elas a orientação alimentar da criança e do adulto com grande ênfase nas mudanças de hábitos de vida destinadas à prevenção tanto do sobrepeso como de suas possíveis complicações.
O que você opina sobre os professores da Especialização? E sobre o programa de estudos?
O que destaco fundamentalmente é a rápida resposta dos docentes quando expus alguma dúvida sobre um tema ou passos administrativos. Quanto ao programa de estudos, considero muito completo, além de aplicável em culturas alimentares diferentes.
Como Graduada em Medicina, em que a Especialización Especialização em Sobrepeso e Obesidade da FUNIBER contribuiu?
Como Doutora em Medicina, ampliou o espectro de trabalho me permitindo trabalhar tanto com o paciente adulto como com a criança. Sendo os adultos os que mais consultam, principalmente as mulheres.
Como Pediatra e Docente, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
Minha dedicação hoje na Pediatria é na urgência e emergências, que me apresentam poucas oportunidades de abordagem. Quando o faço encontro muito boa recepção por parte dos familiares, embora não me permita o acompanhamento do paciente, coisa que posso fazer no consultório com o paciente adulto e com muito bons resultados.
Você já recebeu o título? Em caso positivo, quanto demorou em tê-lo em mãos?
Sim, já recebi o título fazem alguns anos (2013), e segundo me lembro, a espera não foi de mais de 6 meses.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Animaria que o fizessem, principalmente pela forma que o curso está exposto, a disponibilidade horária que nos oferece e os docentes que estão presentes quando se precisa, dando rápida resposta a suas inquietações.
Links relacionados:
- Opinião de Mirna Sanabria, aluna do Mestrado em Direção e Consultoria Turística da FUNIBER
- Opinión de Mariela Boidi, aluna do Mestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Software da FUNIBER
- Opinião de María Luisa Uriona, aluna do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação da FUNIBER
- Opinião de Teresa Delgadillo, aluna do Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética da FUNIBER