Andrés Caballero, aluno da Colômbia bolsista da FUNIBER do Mestrado em Engenharia e Tecnologia, opina sobre sua experiência estudando um Mestrado a distância
Andrés, natural de Bogotá (Colômbia), é Licenciado em Química pela Universidad Distrital José Francisco de Caldas e tem o Mestrado em Engenharia e Tecnologia patrocinado pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidad Europa del Atlántico (UNEATLANTICO) e pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI).
Atualmente, o aluno colombiano é Técnico de Laboratório na Universidad Distrital José Francisco de Caldas.
Conversamos com o especialista em Engenharia Ambiental para conhecer sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental da FUNIBER?
Devido à falta de um horário estável em meu trabalho, não posso contar com a opção de fazer cursos presenciais, é por isso que decidi a realizar um Mestrado de forma virtual.
Meu interesse pela docência me leva a procurar atualizar meus conceitos e metodologias com as ciências ambientais, e por isso a melhor opção foi fazer o Mestrado com a FUNIBER.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
O melhor do Mestrado foi a velocidade de resposta das dúvidas em todo âmbito, tanto pela parte administrativa como por parte dos professores. A ajuda de cada um fez que durante o Mestrado não me sentisse um como estudante deixado à deriva, e pelo mesmo motivo recomendo o Mestrado à companheiros e conhecidos da mesma maneira que me recomendaram isso em algum momento.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?
Os professores são pessoas idôneas para seu cargo. Sua pronta resposta e ajuda nas dificuldades apresentadas durante o Mestrado foram sempre da maior brevidade possível.
O programa é muito acorde com o que deve apresentar um curso de Mestrado focado nas ciências ambientais.
Como Licenciado em Química, em que o Mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental da FUNIBER contribuiu?
O Mestrado me ajudou como Licenciado a atualizar meus conhecimentos e a ampliar meu campo de ensino e aplicação de conhecimentos. Além disso, como pessoa, meus comportamentos melhoram e se adaptam para causar um efeito negativo mínimo em meu entorno.
Como Técnico de Laboratório na Universidad Distrital Francisco José de Caldas, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
Minha maior aplicação do aprendido ao longo do Mestrado foi no campo dos resíduos perigosos que são gerados dentro da Universidad Distrital. A quantidade de resíduos perigosos gerados alcançam cem quilogramas semestralmente e são altamente poluentes devido à sua procedência (práticas de laboratório de biologia e química). Entretanto, o tratamento, armazenamento e desativação inicial melhoraram graças à experiência obtida durante o tempo de experiência laboral e material bibliográfico proporcionado pela FUNIBER.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Como estudante graduado da FUNIBER, recomendo os cursos oferecidos, pois são de amplo interesse e aplicabilidade. Todos os integrantes são idôneos e muito profissionais, e embora os processos de entrega de títulos sejam custosos e consumam tempo, vale a pena fazer os Mestrados, Especializações e Doutorados oferecidos pela FUNIBER.
Além disso, eu fui beneficiado com uma percentagem da Bolsa de Estudos e isso fez a diferença entre poder continuar com meus estudos de especialização e haver ficado só com meu título de Licenciado.
Links relacionados:
- Opinião de Alicia Fabra, aluna da Especialização em Sobrepeso e Obesidade da FUNIBER
- Opinião de Mirna Sanabria, aluna do Mestrado em Direção e Consultoria Turística da FUNIBER
- Opinião de Mariela Boidi, aluna do Mestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Software da FUNIBER
- Opinião de Jenny Esperanza Parra, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER