Christian Jensen, aluno da Costa Rica bolsista da FUNIBER do Mestrado em Direção Estratégica em Telecomunicações , explica sua experiência estudando a distância
Christian, natural de San José (Costa Rica), é Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Tecnológico da Costa Rica (TEC) e tem o Mestrado em Direção Estratégica em Telecomunicações patrocinado pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI USA).
Atualmente, o aluno da Costa Rica é Engenheiro de Comunicações no Instituto Costarricense de Electricidad (ICE).
Conversamos com o Engenheiro especialista em Telecomunicações para conhecer sua experiência cursando um Mestrado a distância:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Direção Estratégica em Telecomunicações da FUNIBER?
Porque é um Mestrado inovador, integra muitos temas e aspectos das telecomunicações, que vão da regulação do mercado até a inteligência dos negócios (business intelligence) que é tão usado nestes momentos porque já não basta adquirir a informação, mas agora já se pode analisar, interpretar e gerar mais informação qualitativa de acordo com as necessidades existentes.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
Os casos de estudo definitivamente. Já que partem do general ao específico. Permitiram-me aplicar e conhecer mais sobre as telecomunicações em meu país, a Costa Rica, e compará-la com outros países da América Latina.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?
Os professores, através do Campous Virtual, tornam-se facilitadores do conhecimento. E com respeito ao programa de estudos, por sua ordem e colocação, permite ir evoluindo, já que os módulos iniciais possibilitam adquirir destrezas que são necessárias em módulos posteriores.
Como Graduado em Engenharia Eletrônica, em que o Mestrado em Direção Estratégica em Telecomunicações da FUNIBER contribuiu?
Porporcionou uma visão do que pode vir no mercado das telecomunicações no país, como também adquirir destrezas além da parte técnica, como a gestão dos recursos humanos e normas ISO internacionais, juntamente com os benefícios que estas envolvem.
Como Engenheiro em Comunicações no Instituto Costarricense de Electricidad, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
Justamente a Dissertação, que realizei em um projeto laboral do ICE, que trouxe resultados imediatos na parte de redução de custos e mudanças tecnológicas necessárias, além de que, por meio da Dissertação, foi possível conceitualizar muitos aspectos do projeto ao aplicar o método científico em toda sua estrutura.
Você já recebeu o título? Em caso positivo, quanto demorou em tê-lo em mãos?
Sim, recebi meu titulo 6 meses depois de ter terminado a Dissertação.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Que é definitivamente uma opção a ser considerada, já que possibilita uma titulação internacional com um programa de estudos renovado, com disciplinas com informação precisa e atualizada; em meu caso, da sociedade da informação e mudança tecnológica em que vivemos.
Links relacionados:
- Opinião de Andrés Caballero, aluno do Mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental da FUNIBER
- Opinião de Alicia Fabra, aluna da Especialização em Sobrepeso e Obesidade da FUNIBER
- Opinião de Mirna Sanabria, aluna do Mestrado em Direção e Consultoria Turística da FUNIBER
- Opinião de Jenny Esperanza Parra, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER