Cristina Cornejo, aluna de El Salvador bolsista da FUNIBER da Especialização em Desenho de Projetos, opina sobre sua experiência estudando a distância
Cristina, natural de Santa Tecla (El Salvador), é Graduada em Arquitetura pela Universidad Centroamericana José Simeón Cañas. Também, tem a Especialização em Desenho de Proetos patrocinada pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana do México (UNINI México).
Ao longo de sua trajetória profissional, a aluna da Guatemala trabalhou em vários escritórios de arquitetura elaborando projetos de grande escala em diferentes âmbitos.
Atualmente, a arquiteta trabalha na GRC Ingenieros, uma empresa familiar de projetos e construção de instalações elétricas.
Conversamos com o aluno da El Salvador para conhecer sua opinião sobre como está sendo sua experiência estudando a distância.
Por que você decidiu cursar a Especialização em Desenho de Projetos da FUNIBER?
Decidi cursar esta especialização com a FUNIBER por ser a única oferta acessível em meu país que me permitia ter um contato multidisciplinar com profissionais estrangeiros para trabalhar em projetos, sem fazer investimentos por este tipo de conhecimento tão valioso que eu não pudesse pagar.
O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?
O que eu mais gostei é que o programa da Especialização e a plataforma estão organizados de tal maneira que incentiva a comunicação de todos os participantes, e que nos permite estar em constante interação verbal, ainda que sejamos de partes diferentes da América Latina.
O que você opina sobre os professores da Especialização? E sobre o programa de estudos?
Os professores foram pessoas amáveis e dispostas a expor clara e objetivamente suas opiniões a respeito de cada etapa do projeto realizado, e o programa de estudos está organizado de tal forma que a medida as etapas posteriores vão sendo desenvolvidas, todo o material copilado é útil.
Como Graduada em Arquitetura, em que a Especialização em Desenho de Projetos da FUNIBER contribuiu?
Entre as contribuições, tenho a aplicação de métodos e estratégias para abordar um projeto, o saber nos comunicar em grupos de trabalho é essencial para o entendimento das tarefas atribuídas a cada membro, além de saber entender as opiniões de pessoas externas ao grupo e professores, conseguindo melhorar o trabalho para que seja entendido por qualquer pessoa.
Como Gerente de Desenho Elétrico na GRC Ingenieros, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
Fui incorporando o conhecimento adquirido pouco a pouco em minhas atividades laborais, melhorando processos de desenvolvimento de projeto, bem como melhorando a comunicação entre o grupo de trabalho interno e externo, e progredindo o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho de projetos própria da empresa.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
É uma opção que deve ser avaliada de maneira pessoal, é preciso muita autodisciplina para finalizar os projetos, disposição de estar se comunicando a qualquer hora com seus companheiros de equipe já que não estão na mesma hora laboral que você, mas é totalmente gratificante poder ter a oportunidade de aprender e trabalhar com profissionais de outros âmbitos e de outros países.
Links relacionados:
- Opinião de Carlos Ramírez, aluno da Especialização em Negócios e Comércio Internacional da FUNIBER
- Opinião de Marcos Antônio Honorato, aluno do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais da FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Yalile Flores, aluna de El Salvador
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Miriam Cedeño, aluna do Equador