Amarilys, aluna de Cuba bolsista da FUNIBER do Mestrado em Comunicação, opina sobre sua experiência estudando a distância
Amarilys, natural de La Habana (Cuba), é Graduada em Design Informacional pelo Instituto Superior de Design Industrial (ISDI). También, é Graduada em Escultura e Desenho pela Academia de Arte San Alejandro. Além disso, a aluna de Cuba encontra-se cursando o Mestrado em Comunicação patrocinado pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
Ao longo de sua trajetória profissional, Amarilys trabalhou com Criação para diferentes agências de publicidade na Venezuela. Também, uniu seu trabalho com o trabalho de Docente de Arte e Design para instituições educativas do país.
Paralelamente, a estudante cubana também desenvolveu seus próprios projetos artísticos em arte sonora-visual, poesia experimental, perfomances e produções radiofônicas, o que lhe permitiu ministrar conferências e seminários, assim como organizar exposições em vários países como Cuba, Venezuala, Colômbia, Brasil, Argentina, México e Espanha. Graças à suas produções artísticas, em 2006 ganhou o Primeiro Prêmio em Programas Musicais na Bienal Internacional de Rádio do México.
Atualmente, Amarilys é Diretora Acadêmica da instituição educativa Ars Sonorus, na Colômbia, e Designer Freelance.
Conversamos com a aluna de Cuba para conhecer sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Comunicação da FUNIBER?
Decidi cursar o Mestrado em Comunicação da FUNIBER devido à necessidade de encontrar novas perspectivas e enfoques para meu trabalho artístico-criativo em minha atividiade como docente em Artes e Comunicação Visual.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
Uma das coisas que considero mais relevante do Mestrado é a possibilidade que a FUNIBER proporciona de estudar a distância, com uma grande flexibilidade de horários e de tempo, me permitindo a liberdade de um planejamento em total correspondência com minhas responsabilidades como profissional. Além disso, os estudos a distância fortalecem o autocompromisso e a autoresponsabilidade.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?
Considero que os professores têm um rigor acadêmico que fica demonstrado nos programas de estudo, nos conteúdos e nas respostas aos trabalhos práticos; há uma boa e eficiente comunicação, estão sempre atentos à qualquer inquietação ou informação que você tenha precisado solucionar como estudante.
Considero o programa de estudos muito completo em seu enfoque, bem estruturado em seus conteúdos e muito claro em sua aplicação. Ainda que eu venha da comunicação visual, desde que comecei a estudar o considerei inovador, interessante, e motivante; o campo de estudo em comunicação tem possibilidades infinitas de aplicação nos novos cenários tecnológicos que se apresentam.
Aproveito este espaço para agradecer especialmente à FUNIBER – Venezuela por ter me dado a oportunidade destes estudos, à Vaneska Fernández [Secretária Acadêmica da Venezuela], sempre atenta a meu desenvolvimento como estudante, à professora Michelle Moreira por sua humana comunicação, e à minha tutora, Mariana Dornelles, por sua dedicada atenção.
Em que o Mestrado em Comunicação da FUNIBER contribuiu?
O Mestrado em Comunicação aportou mais do que eu imaginava, compreendi o importante que é seguir estudando, porque permite um crescimento pessoal e construtivo para o entorno e seus semelhantes. Compreendi, especialmente nos estudos de comunicação, um processo inseparável vinculado ao conhecimento e à sociedade. Compreendi no Mestrado uma dimensão significativa para enfrentar novos desafios.
Como Designer Freelance e Diretora Acadêmica da Ars Sonorus, como você está aploicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
Nesse momento, estou em meu Projeto Final de Mestrado, enfocado na criação e implementação de um Projeto de Comunicação para o Ars Sonorus.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Que assumam o desafio, o conhecimento não pesa, pode ser levado à todos os lugares, a FUNIBER oferece a possiblidade de crescer profissionalmente e poder contribuir construtivamente à nosso entorno desde qualquer área do conhecimento.
Links relacionados:
- Opinião de María Sanz, aluna do Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira da FUNIBER
- Opinião de Stella Palavecino, aluna do Master in Teaching English as a Foreign Language da FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Victoria Macías, aluna do Equador
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Ivonne Ayala, aluna de El Salvador
Fotografia: Jesús Moga. Venezuela