Juan Andrés Pereira, aluno do Uruguai bolsista da FUNIBER do Master in Teaching English as a Foreign Language, opina sobre sua experiência estudando a distância
Juan Andrés, natural de Tacuarembó (Uruguai), é Professor de Inglês como Língua Estrangeira para o Ensino Médio, titulado pelo Conselho Diretivo Central da Administração Nacional de Educação Pública do Uruguai (ANEP). Além disso, conta com certificação em educação para adultos e como instrutor para empresas.
O estudante uruguaio finalizou o Master in Teaching English as a Foreign Language, e no momento está cursando o Mestrado em Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira, ambos os programas patrocinados pela FUNIBER.
Atualmente, Juan Andrés é Professor de Língua Inglesa, Fonética e Fonologia. Ademais, ministrou formações no âmbito da fonética, uso do humor em aula e educação para adultos.
Conversamos com o aluno do Uruguai para conhecer sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar o Master in Teaching English as a Foreign Language da FUNIBER?
O ensino de inglês como língua estrangeira no Uruguai não é uma tarefa fácil. O nível alcançado nunca é tão alto, devido à pouca carga horária que a disciplina tem, assim como à falta de exposição à língua e motivação dos estudantes. Após 8 anos de trabalho, percebia que estava perdendo meu próprio nível de inglês, especialmente em vocabulário e gramática. A possibilidade de fazer um mestrado em ensino de inglês me oferecia não apenas cumprir com meu objetivo de formação contínua, mas também me exigia retomar meus estudos e expandir meu vocabulário. O fato de que o curso fosse absolutamente on-line me permitiu poder terminá-lo e organizar meu tempo, dado a grande carga horária de trabalho que tenho.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
Destaco o trabalho com outros estudantes de outros países, com quem estabeleci bons laços de amizade. O trabalho foi exigente, mas bastante profundo e adequado as minhas necessidades.
O que você opina sobre o programa de estudos?
O programa de estudos me parece adequado, os materiais são variados e fazem um bom resumo da literatura atual de cada área. Acredito que deveriam incluí-los como citações em uma bibliografia.
E que o Master in Teaching English as a Foreign Language da FUNIBER contribuiu?
Um melhor domínio dos conhecimentos e a experiência de ter escrito um trabalho de porte acadêmico.
Como Professor de Inglês, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
Como professor de língua inglesa e professor mentor de níveis docentes, apliquei tanto os conhecimentos de metodologia como de escrita acadêmica.
Você já recebeu o título? Em caso positivo, quanto demorou?
Recebi no começo deste ano. Demorou um pouco menos de um ano, acredito.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Que é uma boa oportunidade para evoluir na carreira, conhecer diferentes experiências de outros docentes ao redor do mundo e ter melhores méritos para aplicar à melhores postos de trabalho, sem ter que adaptar-se a um horário fixo como no caso dos cursos presenciais.
Links relacionados:
- Opinião de Hernán Basso, aluno da Especialização em Direção e Habilidades para a Gestão de Centros Esportivos da FUNIBER
- Opinião de Rosa Castillo, aluna do Mestrado em Educação da FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de David de Campos Búas, aluno do Brasil
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Meribel Moreta, aluna da República Dominicana