Luis Acosta, aluno da Bolívia bolsista da FUNIBER do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação, opina sobre sua experiência estudando a distância
Luis, natural de La Paz (Bolivia), é Graduado em Engenharia de Sistemas pela Universidad Franz Tamayo. Também, tem duas Pós-graduações em Direção e Administração de Empresas; e em Telecomunicações e Redes. Ademais, tem o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação patrocinado pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI USA).
Atualmente, o especialista em tecnologias da informação é Diretor de Sistemas na Droguería INTI, o laboratório farmacêutico mais importante da Bolívia.
Conversamos com o aluno boliviano para conhecer sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação da FUNIBER?
Embora houvessem outros Mestrados muito interessantes e úteis na oferta acadêmica da FUNIBER, minha principal meta era ter ferramentas que me permitam tomar decisões a respeito das melhores práticas na atribuição de recursos tecnológicos e poder dirigir projetos que envolvam o componente TIC em sua implementação. Com o cargo de diretor que tenho atribuído, era muito importante obter mais ferramentas teóricas e práticas para atingir as metas que a empresa estipula, que agora, mais que nunca, tem um componente de inteligência de negócios, organização e tecnologia em um só projeto.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
O que eu gostei muito é o material entregue, já que serve de consulta mais à frente no curso, a amplitude e disponibilidade dos professores e também o Campus Virtual.
O que mais destaco do Mestrado é a organização do curso: modular, acessível quanto à linguagem, profundo em temas estruturais e amenos em seu desenvolvimento. Além disso, com a bibliografia que acompanha, é possível seguir aprendendo os temas que nos atraem ou nos quais tínhamos dúvidas.
Também destaco o tipo de avaliação que é feita, que não permite ter dúvidas no momento de terminar cada curso, já que avalia aspectos descritivos da matéria cursada encontrados na documentação entregue, mas ainda mais importante, avalia a aplicação destes em casos práticos, o que leva a uma compreensão mais efetiva do tema tratado.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?
Os professores estão muito bem preparados para ditar todas e cada uma das matérias que compõem o Mestrado, com respostas certas e detalhadas ao requerimento do aluno.
O programa de estudos é moderno, e pelo que vejo, busca incorporar temas atuais, para seguir o ritmo das novas tendências, que na área das tecnologias da informação muda constantemente.
Como Graduado em Engenharia de Sistemas, em que o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação da FUNIBER contribuiu?
Principalmente, a visão com novos olhos das TIC na empresa e na sociedade, já que as matérias de engenharia se relacionam normalmente com entes abstratos e seu uso, mas, com o Mestrado, mostra-se o entorno do homem que usa as tecnologias e como elas mudam as empresas, a sociedade e as relações. Por isso, a entrega de novos desenvolvimentos de software não só deve ocupar-se em resolver um problema específico, mas também de ver o entorno em que a pessoa que o usa vai se desenvolver.
Além disso, poder prevenir proativamente que a implementação de novas tecnologias nos processos não só implica uma aprendizagem da ferramenta em si, mas em adequar o âmbito de trabalho e modificar o pensamento do usuário para ter a menor resistência à mudança.
Como Diretor de Sistemas na Droguería INTI, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
A principal aplicação de meus conhecimentos é a de ir procurando a tecnologia adequada para cada situação que se apresenta, ampliou minhas expectativas em como devem ser os aplicativos para que sejam mais efetivos em seu uso e que contenham a menor curva de aprendizagem para o usuário.
Permitiu também aventurar-me em novas ferramentas para o desenvolvimento e para difusão de software entregue ao usuário final, para melhorar a forma em que se complementa com os processos de negócios.
Quanto demorou para receber seu diploma?
Aproximadamente 7 meses.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Sem dúvidas, é a melhor decisão que podem tomar. É cômoda quanto aos tempos de estudo, já que vai a seu próprio ritmo, é completa quanto às matérias que se ensinam, mas também é exigente para que os resultados finais se vejam refletidos nos profissionais que foram capacitados neste programa de estudos.
Links relacionados:
- Opinião de Estrella Esquivel, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER
- Opinião de María de los Ángeles Castillo, aluna da Especialização em Formadores de Formação Continuada da FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Testemunho de David de Campos, aluno do Brasil
- Opiniões FUNIBER: Testemunho de Meribel Moreta, aluna da República Dominicana