Monserrat Aveiro, aluna do Paraguai bolsista da FUNIBER da Especialização em Humanização em Saúde, opina sobre sua experiência estudando a distância
Monserrat, natural de Asunción (Paraguai), é Graduada em Cinesiologia e Fisioterapia e é Especialista em Didática Superior Universitária, ambos os títulos pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA). Também, tem a Especialização em Intervenção Antecipada pela Universidad Nacional de San Martín (UNSAM).
Além disso, a aluna do Paraguai tem a Especialização em Humanização em Saúde patrocinada pela FUNIBER.
Atualmente, Monserrat é Docente na Cátedra de Equipamentos Médicos da Faculdade de Saúde da Universidad del Norte de Paraguay (UniNorte). Por outro lado, a aluna paraguaia também tem uma Consultora Privada onde oferece serviço de atenção integral, especializada na reabilitação neurológica infantil.
Conversamos com a estudante do Paraguai para conhecer sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar a Especialização em Humanização em Saúde da FUNIBER?
Considero esta especialização extremamente valiosa, já que meu trabalho assume como relevante todos os aspectos psicológicos e emocionais que afetam as pessoas dentro do processo na arte de reabilitar.
Constantemente, costumamos observar que a tecnicidade e a indiferença ao paciente é uma problemática crescente nos serviços de saúde. A prioridade por realizar ações nitidamente procedimentais dificultam a prestação de um verdadeiro serviço orientado ao ser humano.
O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?
Em minha opinião, o que eu mais gostei na Especialização em Humanização em Saúde da FUNIBER é que todos os módulos foram concretos, conseguindo conectar a teoria e a prática através de situações cotidianas, utilizando a autoavaliação e a reflexão como ferramentas de ensino, em busca de melhorar a qualidade de nosso serviço como profissionais da Saúde.
O que você opina sobre os professores da Especialização? E sobre o programa de estudos?
A qualidade educativa é excelente. Sinto-me completamente satisfeita com o desenvolvimento do programa. O assessoramento e acompanhamento dos professores foi mantido intacto do início até o final da Especialização, o que permitiu a interação amena diante de qualquer consulta ou dúvida.
Como Graduada em Graduada em Cinesiologia e Fisioterapia, em que a Especialização em Humanização em Saúde da FUNIBER contribuiu?
Tenho certeza que todo o aprendido me disponibilizou as ferramentas necessárias para saber lidar da melhor maneira com as diferentes situações que se manifestam na relação profissional – paciente e profissional – profissional.
Concluir esta experiência potencializou meus pontos fortes e os converteu em novas oportunidades.
Como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?
Decidi abrir caminho ao meu desejo de criar novos projetos e sonhar com empreender um serviço de Atenção Integral próprio. A Especialização foi um detonador bastante importante, já que despertou em mim outra perspectiva sobre a vida e meus ideais no exercício desta profissão.
O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Lembro que quando fiz minha inscrição na Fundação me senti um pouco temerosa diante da escolha de fazer, naquele momento, meu primeiro curso de pós-graduação fora do país.
Mas hoje posso dizer com toda firmeza que a experiência foi maravilhosa, a flexibilidade com a qual os conteúdos se desenvolvem e o assessoramento contínuo por parte da área acadêmica facilitam para cumprir com todas as atividades que se apresentam em nossa vida, mas, principalmente, nos encaminham para a formação contínua que é fundamental para sermos profissionais bem-sucedidos.
Links relacionados:
- Opinião de Ariadna Geromin, aluna no Mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental da FUNIBER
- Opinião de Martha Cavazos, aluna do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais da FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Testemunho de Ivonne Ayala, aluna de El Salvador
- Opiniões FUNIBER: Testemunho de Jairo Martín, aluno da Colômbia