Sônia Regina Sena de Souza, aluna do Brasil e bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Educação, fala sobre a publicação do seu livro “Intervenção Psicopedagógica e Surdez”
Sônia, natural de Fortaleza (Brasil), é Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. A estudante do Brasil é especialista em Educação Inclusiva e Psicopedagogia e atualmente cursa o Mestrado em Educação patrocinada pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI EUA)
Conversamos com a aluna durante o II Encontro de Educação organizado pela FUNIBER no Brasil, para conhecer em que consiste sua obra e sobre a sua experiência estudando a distância com a Fundação.
Em que consiste o seu livro Intervenção Psicopedagógica e Surdez?
Com o propósito de abordar e refletir sobre a aprendizagem do surdo incluído no ensino regular, este trabalho destaca a psicopedagogia e sua contribuição no processo do educando, procurando definir o deficiente auditivo por meio de sua classificação de acordo com o grau de deficiência identificada, ressaltando as filosofias educacionais e métodos usados no processo educacional. Abordam-se os fatores que causam as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, relacionando teoria e prática, com ênfase na importância da inclusão no ensino regular, para análise de práticas alternativas, com vistas a melhorar a aprendizagem do surdo.
Qual é a importância da formação de professores na educação inclusiva?
A educação inclusiva é uma inovação real na escola comum atualmente e, para que possamos atuar com responsabilidade diante da adversidade que encontramos em sala de aula, precisamos aprender a se adequar às necessidades dos alunos. Para isso, precisamos buscar formação, torna-se indispensável adquirir novas competências e habilidades para melhorar minha prática pedagógica no processo de inclusão.
Como pedagoga, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos no Mestrado em seu dia a dia profissional?
O curso traz conteúdos atuais, os quais tenho aplicado no meu campo de atuação como psicopedagoga no Atendimento Educacional Especializado – AEE, como professora da Universidade nos cursos de graduação em Pedagogia. Os módulos que utilizo com frequência como suporte em minha prática são: As TICs em sala de aula. Aplicações didáticas e utilização de recursos; Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar; Fundamentos da educação especial: Processos de atenção à diversidade; Metodologias de aprendizagem na sala de aula. Todos os módulos trouxeram mudanças significativas em minha vida profissional e pessoal favorecendo a introdução de novos conhecimentos, novas práticas, aliadas ao aprendizado inovador que é o ensino em EAD.
O que destacaria do Mestrado em Educação da FUNIBER?
Primeiro: O ensino a distância (EAD), possibilitando melhorar nossa formação de acordo com nossa situação social, econômica e cultural. Acredito no EAD, pois oportuniza a qualquer pessoa buscar novos conhecimentos, se capacitar de qualquer lugar do mundo por meio de um processo dinâmico, interativo, integrador, sobretudo, dialógico, favorecendo a troca de experiências de todos os participantes.
Segundo: O material (conteúdos) de primeira qualidade que nos faz aprofundarmos os conhecimentos necessários à nossa formação, ao desenvolvimento da autonomia pessoal, social e intelectual; nos leva a aprender a dominar as metodologias específicas e as estratégias didático-metodológicas de acesso aos novos conhecimentos e principalmente a se autoavaliar em nosso processo de aprendizagem.
Terceiro: O atendimento da equipe que compõe a FUNIBER.
Como participante do II Encontro de Educação, o que você mais gostou?
Gostei das palestras das professoras Fernanda Fauth e Patrícia Lima e da Técnica da Arte de Contar História do Luciano Martins. Adorei o local, hospedagem e alimentação.
Que conhecer a opinião de Sônia Sena sobre a sua experiência cursando um Mestrado a distância? Assista o seguinte vídeo:
Links relacionados:
- Opinião de Ariadna Geromin, aluna do Mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental da FUNIBER
- Opinião de Martha Cavazos, aluna do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais da FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de David de Campos Buás, aluno do Brasil
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Eliseu Camargo, aluno do Brasil