Ilse Liliana Carmona, aluna do México, bolsista da FUNIBER no Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira, conta sobre sua experiência de estudar a distância
Ilse, nascida em Toluca (México), tem formação em Línguas pela Universidade Autônoma do Estado do México (UAMEX) Além disso, tem o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira patrocinado pela FUNIBER, com dupla titulação pela Universidade Internacional Ibero-americana do México (UNINI México) e pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).
Ao longo de sua trajetória profissional, a aluna mexicana trabalhou como professora de francês na educação pré-escolar e primária em instituições provadas e, atualmente, é professora no Programa Nacional de Inglês na Educação Básica do Estado do México.
Conversamos com a aluna para conhecer sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira patrocinada pela FUNIBER?
Decidir estudar neste mestrado porque considero importante a preparação profissional contínua, além disso, o programa está totalmente relacionado com os estudo da minha licenciatura, servindo para me colocar na vanguarda de temas relacionados com a metodologia do ensino de línguas. Da mesma maneira, permitiu que eu aplicasse os conhecimentos adquiridos em meu campo de trabalho.Futuramente, eu adoraria trabalhar como professora de espanhol para estrangeiros.
O que você mais gostou no Mestrado? O que se destacou?
O que eu mais gostei no Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira foi o programa de estudos, assim como o incentivo ao trabalho colaborativos com os colegas que estão em outros países, o que permitiu que eu identificasse diferentes percepções do ensino de idiomas no estrangeiro.
Qual sua opinião sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de Estudos?
Gostei muito do programa, pois todas as matérias são interessantes e, definitivamente, as tarefas e o trabalho colaborativo que fazíamos estava focado em situações acadêmicas reais. Acredito fortemente que os professores estão bem preparados profissionalmente e que sua exigência me permitiu ser mais analítica e a realizar trabalhos de melhor qualidade.
Como Licenciada em Línguas, no que contribuiu o Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira patrocinada pela FUNIBER?
O mestrado permitiu que eu consolidasse mais meus conhecimento e que eu os colocasse em prática na minha atividade docente, além disso, deu a oportunidade de explorar novas estratégias, tanto de ensino como de avaliação, o que facilitou e renovou minha forma de ensinar uma língua estrangeira.
Embora você trabalhe como professora de inglês, você vem aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia-a-dia profissional?
Grande parte dos conhecimentos adquiridos no Mestrado foram empregados em meu campo de trabalho como professora de inglês, pois haviam matérias que podiam ser aplicadas a qualquer idioma, sobretudo aquelas relacionadas à metodologia, à avaliação, ao projeto e criação de materiais, entre outras.
Que mensagem você deixaria para as pessoas que estão planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Gostaria de incentivá-los a fazer sua pós-graduação na FUNIBER, pois eles têm professores excelentes, os programas de estudos são interessantes e atuais, recebemos o material impresso e é uma fundação confiável para estudar a distância, pois os títulos encontram-se reconhecidos por suas respectivas instâncias acadêmica.
Links relacionados:
- Aluno de Honduras entrevistado em importante meio de comunicação
- Opinião de Dionicio Peralta, aluno da Especialização em Gestão Integral da Água da FUNIBER
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Sônia Sena, aluna do Brasil
- Opiniões FUNIBER: Depoimento de Marcela Flavia Asensio, aluna da Argentina