Juan Víctor Mojica, aluno da Nicarágua, bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, fala sobre a sua experiência estudando a distância
Juan Víctor, natural de Managua (Nicarágua), é Graduado em Administração de Empresas pela Universidad de las Américas (ULAM), e possui formação em Técnicas Modernas de Linguagem e Comunicação.
Além disso, possui o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI).
Ele já trabalhou com microempresas, com foco na área administrativa e na gestão das relações interperssoais no âmbito laboral. Do mesmo modo, trabalhou para empresas de alcance internacional como a Tintas Corona e, atualmente, trabalha para a Optim Nicarágua na área administrativa.
Conversamos com o aluno da Nicarágua para conhecer a sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento patrocinado pela FUNIBER?
Decidi estudar o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento porque queria me especializar nesta área; do mesmo modo, percebi uma grande oportunidade para desempenhar um papel importante no desenvolvimento e na gestão do capital humano em meu país, onde mais de 80% são M e PIMES empresas e não contam com planos estruturados da carreira para a formação do recurso humano e da gestão do conhecimento. Este ponto fraco oferece um leque de oportunidades para os especialistas nesta área que formam parte essencial de toda empresa ou organização.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
O mais interessante do Mestrado foi a pedagogia utilizada; com base em um programa completo para a formação integral dos estudantes, onde se alinha teoria e prática para a correta e eficiente assimilação dos conteúdos. De forma pessoal, destaco a resolução constante de casos práticos, que oferecem a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, enquanto que o estudante pode compartilhar o seu ponto de vista com pessoas de diferentes partes do mundo, obtendo um verdadeiro enriquecimento nos conteúdos a partir de diferentes perspectivas, culturas e de formação profissional.
O que você opina sobre os professores do Mestrado? E do programa de estudos?
O Mestrado conta com professores com ampla experiência e formação profissional, dispostos a tirar as dúvidas em cada uma das matérias e casos práticos; do mesmo modo, são disponíveis diferentes metodologias de ensino/aprendizagem. Em relação ao programa, este conta com uma grade completa da área de estudo; e a plataforma oferece uma ampla biblioteca virtual de livros, artigos e projetos dos mesmos estudantes como de outras universidades de prestígio com as quais a FUNIBER tem convênios.
Como Graduado em Administração de Empresas, o que o Mestrado em Recursos humanos e Gestão do Conhecimento patrocinado pela FUNIBER contribuiu?
Em termos profissionais, o mestrado contribuiu para expandir e consolidar os meus conhecimentos; assim como obter um melhor controle do estresse laboral; otimizar a distribuição de tarefas e técnicas de negociação.
Como Assistente Administrativo no Optim Nicarágua, como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?
Eu tenho aplicado os conhecimentos a partir de diferentes perspectivas, o Mestrado permitiu-me desenvolver técnicas de negociação com clientes e técnicos com as quais trabalho; do mesmo modo, trouxe facilidade para desenvolver um sistema de planejamento mais eficiente no desempenho de minhas funções, contribuindo para o departamento de processos de forma mais rápida e eficiente no dia a dia; também pude trabalhar de forma alinhada com os objetivos de meu departamento e os objetivos estratégicos da empresa.
O que você diria às pessoas que estão planejando estudar a distância por meio da FUNIBER?
Eu falaria para elas que esta é uma viagem maravilhosa cheia de desafios e dedicação, que combina a formação de conhecimentos, o caráter e as relações interpessoais, dando como resultado uma formação integral do estudante sob um sistema novo e moderno com certificação internacional. Também falaria para elas que não hesitem em correr este risco, pois vivemos em uma etapa na qual a única seguraça é a mudança, o que demanda profissionais com alta formação e conhecimentos múltiplos.
Links relacionados:
- Opinião de Gustavo Aleizón, aluno do Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da FUNIBER
- Opinião de María José Caldiero, aluna do Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da FUNIBER
- Opinião de Yonoris Encarnación, aluna da Especialização em Gestão do Conhecimento e Processos na Organização patrocinada pela FUNIBER