Elkin Muñoz Naranjo, aluno do Mestrado em Educação, bolsista pela FUNIBER, fala sobre a sua experiência estudando a distância
Elkin, natural da Colômbia, é Graduado em Educação básica com ênfase em educação artística pela Universidad del Atlántico. Também tem o Mestrado em Educação com Especialidade em Educação Superior, patrocinado pela FUNIBER, pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI).
Atualmente, é Docente de Educação Artística na Escola Normal Superior Pedro Justo Berrio, em Santa Rosa de Osos (Colômbia).
Conversamos com o estudante da Colômbia para conhecer a sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER?
A impossibilidade de me deslocar até uma universidade de forma física por causa da área em que trabalho, levou-me a optar pela formação on-line; e a FUNIBER foi uma boa opção e séria.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
Destaco o acompanhamento próximo de seus funcionários e docentes. Eu gostei muito da forma imediata em que respondiam às minhas dúvidas e que me trouxe uma comunicação tão fluída e próxima, apesar de ser virtual.
Qual a sua opinião sobre os professores do Mestrado? E do programa de estudos?
Tive apenas uma docente que não respondeu às minhas expectativas e que realmente não percebi muito compromisso com o seu trabalho, realmente a experiência não foi muito positiva com ela. Os outros docentes foram muito comprometidos e muito coerentes em seus discursos. Chamou a minha atenção pela proximidade em seus comunicados frente a dúvida ou sugestões, era como se nos conhecêssemos há anos, eu gostei muito disso.
Como Graduado em Educação Básica, o que o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER trouxe para a sua formação?
Meu discurso diante da classe cresceu favoravelmente, o que resultou na qualidade de meu ato pedagógico e, por fim, foi muito positivo para os meus alunos. Por outro lado, o meu olhar para a minha profissão mudou significativamente; já que o mestrado me levou a refletir sobre muitos aspectos da minha vida profissional e para planejar alguns elementos da minha atividade pedagógica que eu considerava claros e que logo notei que não estavam bem construídos.
Como Docente em Educação Artística na Escola Normal Superior Pedro Justo Mujo, como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?
Trabalhar em uma instituição formadora de docentes exige um compromisso muito maior do docente que acompanhar processos em uma escola de ensino médio convencional. A proximidade constante com os processos de pesquisa ao redor das pratica pedagógicas foram um desafio, que me permitiu fazer contribuições significativas e muito rápidas do treinamento que recebi no mestrado.
O que você diria às pessoas que estão planejando estudar a distância com a FUNIBER?
Em primeiro lugar que se forem optar por este estilo de aprendizagem que tenham consciência de que a formação on-line é complexa e exige um compromisso maior do que formação presencial e, em segundo lugar, que se preparem para dar o melhor de si mesmos, porque não é um processo fácil, é complexo e de muita exigência.
Links relacionados:
- Opinião de Ana Cristina Velasquez, aluna do Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER
- Opinião de Diana Beltrán, aluna do Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER
- Rubem Alves: “El objetivo de la educación es crear la alegría de pensar”