Rossana Villalba, aluna do Paraguai, bolsista pela FUNIBER do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional fala sobre a sua experiência estudando a distância
Rossana, natural de San Lorenzo (Paraguai), é Graduada em Estatística Matemática, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Nacional de Assunção (UNA). Além disso, possui o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional patrocinado pela FUNIBER com titulação pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI Porto Rico). Atualmente, é docente na Universid.
Conversamos com a aluna paraguaia para conhecer a sua experiência estudando a distância:
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional patrocinado pela FUNIBER?
Decidi cursar o Mestrado em Projetos de Cooperação Internacional patrocinado pela FUNIBER, porque este curso contempla o programa de estudo, pela experiência dos tutores e pelo modelo pedagógico que se baseia a formação em sala de aula virtual que se adapta às minhas necessidades, tais como aspectos relativos para ampliar os meus conhecimentos profissionais, de acordo com a organização do meu tempo.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
Em primeiro lugar, devo destacar o profissionalismo, o apoio e acompanhamento constante que tive da secretária da minha sede no Paraguai. Em segundo lugar, o campus virtual e as plataformas utilizadas são bastante acessíveis e fáceis de utilizar. Também, devo mencionar que o suporte da equipe técnica foi ótimo.
Qual a sua opinião sobre os professores do Mestrado? E do programa de estudos?
Em termos gerais, os tutores do Mestrado têm demonstrado capacidades para orientar, apoiar, guiar e facilitar oportunidades de aprendizagem dentro da sala de aula. Do meu ponto de vista, o programa oferece ferramentas conceituais e metodológicas que permitem um ambiente de aprendizagem construtiva e colaborativa, tanto nos casos de estudos como na elaboração de projeto.
Como Graduada em Matemática e Estatística, qual foi a contribuição do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional patrocinado pela FUNIBER?
A estatística é uma disciplina muito ampla, que abrange um campo muito profundo em qualquer lugar de trabalho; por isso, meu interesse pela cooperação internacional. Devo destacar que aprendi a redigir a Dissertação; além disso, pesquisei e aprendi sobre as Normas Nacionais e Internacionais de Segurança em Prevenção de Riscos Elétricos, que foi meu tema de dissertação da Realidade Nacional, e que apontou a falta de cultura preventiva ante os riscos elétricos dentro da universidade.
Como docente na Universidade Nacional de Assunção, como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?
Apresentei um projeto de melhorias no sistema da área de trabalho, assim como um protocolo de estatística acadêmica.
O que diria às pessoas que estão planejando estudar a distância por meio da FUNIBER?
Segundo Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Em nossos tempos, as oportunidades de estudos são muitas; entretanto, os compromissos assumidos em nossa vida, tanto no pessoal, como no profissional, fazem que seja muito difícil estudar. A luta é dura, não importa as dificuldades, mas os resultados são positivos ao desenvolver nossos talentos humanos.
Links relacionados:
- Opinião de Magalí Villafañe, aluna do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional patrocinado pela FUNIBER
- Opinião de Isis Urania Cañas, aluna do Mestrado em Projetos de Cooperação Internacional patrocinado pela FUNIBER