Verónica Inés Martins, nasceu em Buenos Aires (Argentina), é aluna do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI PR), que formam parte da Red Universitaria em que a FUNIBER colabora.
Conversamos com a aluna argentina para conhecer a sua experiência estudando a distância:
Você poderia nos falar um pouco sobre a sua trajetória profissional?
Sou Graduada em Geografia pela Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina). Tenho Mestrado em Gestão Ambiental de Desenvolvimento Urbano (GADU) pela Universidade Nacional de Mar del Plata; e finalizei o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais com orientação à Gestão Integral de Resíduos Sólidos Urbanos e Remediação Ambiental patrocinado pela FUNIBER.
Trabalhei como docente na Universidade Nacional de Mar del Plata; e na administração pública como Diretora de Resíduos sólidos e meio ambiente (EGIRABAL) e de gestão ambiental na Municipalidade de Balcarce. Durante este trabalho, fui responsável pelo projeto e implementação do programa GIRSU e de Educação Ambiental; da realização de estudos de impacto ambiental para empreendimentos municipais; e da execução de tarefas de fiscalização ambiental por meio do Organismo Provincial para o Desenvolvimento Sustentável da Província de Buenos Aires (OPDS); entre outras tarefas.
Atualmente, dedico a docência; e sou assessora independente em questões relacionadas com a gestão ambiental e a gestão integral de resíduos.
Por que você decidiu cursar o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais patrocinado pela FUNIBER?
Decidi estudar o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais porque considerei que era necessário continuar me preparando para obter melhores resultados, tanto a nível profissional como pessoal. Por meio do Mestrado pude continuar com a minha formação na área de gestão ambiental; e adquirir novos conhecimentos e habilidades para a implementação de auditorias ambientais; ao mesmo tempo que me especializava em Gestão de Resíduos e Recuperação dos solos poluídos. Graças à flexibilidade dos horários do programa a distância, pude organizar o meu tempo pessoal, respeitando minha vida familiar e as obrigações profissionais.
O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?
Destaco, em primeiro lugar, os conteúdos do Mestrado; e, em segundo lugar, o campus virtual que é de fácil gestão e com a visualização imediata de suas ferramentas. O campus virtual permite organizar o tempo; combinar materiais para a autoaprendizagem por meio das aulas virtuais, os vídeos, os exercícios de autoavaliação e os grupos de trabalho; assim como, gerar iniciativas de pesquisa adicional para enriquecer os conteúdos.
O que você achou dos professores do Mestrado? E do programa de estudos?
Os professores do Mestrado mostram seriedade e competência acadêmica; e são muito bons como pessoas. Tenho que destacar o profissionalismo, assessoramento e acompanhamento constante de meu orientador de tese, o Dr. Erik Simões. O programa de estudos está muito bem planejado e estruturado; os conteúdos das matérias a serem cursados estão atualizados e de acordo com as temáticas abordadas; além disso, estão acompanhados de exercícios de aplicação prática.
Como Graduada em Geografia, qual foi a contribuição do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais patrocinado pela FUNIBER?
Como Graduada em Geografia, o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais, trouxe-me ferramentas vinculadas à elaboração e administração de projetos e sistemas de gestão ambiental; assim como de diagnóstico e avaliação de impacto ambiental no âmbito local, tanto na esfera pública como na privada.
Como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?
Os conhecimentos aprendidos não somente fui aplicando quando desenvolvi funções no setor público, responsáveis pela área de Meio Ambiente e Resíduos; mas também atualmente por meio em minhas tarefas de docência e como consultora independente, assessorando na temática ambiental.
Depois de concluído o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais, você começou a Especialização em Aplicação das Energias Renováveis patrocinada pela FUNIBER. Por que você decidiu complementar seus estudos com esta Especialização?
Eu disse complementar meus estudos com a Especialização em Aplicação das Energias Renováveis patrocinada pela FUNIBER devido à necessidade de me capacitar com relação a esta temática, não apenas por interesse pessoal, mas também porque estou começando a trabalhar em um projeto de energias alternativas de forma particular.
O que você diria às pessoas que estão planejando estudar a distância por meio da FUNIBER?
Recomendo a outras pessoas que estudem na FUNIBER e que se animem em estudar sob a modalidade a distância, com todas as vantagens que isso envolve; mas, do mesmo modo, porque receberão um ensino personalizado e atualizado.
Links relacionados: