Opinião de Fabiana Buquete, aluna bolsista do Mestrado em Atividade Física

Opinião de Fabiana Buquete, aluna bolsista do Mestrado em Atividade Física

Fabiana Buquete é uma estudante argentina que recentemente finalizou o Mestrado em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva em um regime de dupla graduação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) bolsista pela FUNIBER. Fabiana foi vice-campeã sul-americana de patinação artística no Campeonato Sul-Americano de Patinação Artística em Santiago do Chile, em 2013, e tem ampla formação e experiência no mundo do esporte e da atividade física.

Como você soube da FUNIBER e da atividade da fundação?

Minha irmã, a graduada Alejandra Buquete, estudou na FUNIBER. Ela cursou o Mestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Software e seu filho, meu sobrinho, o engenheiro Sebastián Orlando, também fez um Mestrado em Energias Renováveis. Ambos me recomendaram a FUNIBER para realizar meus estudos de pós-graduação devido à sua alta qualidade acadêmica.

Porque você escolheu estudar com a FUNIBER?

Após uma busca contínua por aperfeiçoamento profissional, apaixonada pela minha tarefa docente e na tentativa de enfrentar novos desafios que me permitissem continuar crescendo para alcançar a excelência, decidi estudar em uma fundação de prestígio internacional como a FUNIBER para poder oferecer o melhor de mim para meus alunos.

Eu não possuía todos os recursos financeiros e a FUNIBER me concedeu uma bolsa para que eu pudesse fazer o curso.

Como foi sua experiência com a fundação? Você se sentiu apoiada e respaldada em seus estudos?

Se eu tiver que avaliar, a resposta é excelente. Sempre surgem dúvidas e perguntas durante o curso. Para cada pergunta, obtive uma resposta. Na área técnica da FUNIBER também fui corretamente atendida, sempre com muita atenção.

Em relação ao meu orientador, sempre obtive retornos valiosos que foram aperfeiçoando o conteúdo do meu projeto.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais são as vantagens e as desvantagens deste sistema? Foi difícil terminar seus estudos?

Como as pessoas atualmente trabalham várias horas por dia, incluindo, muitas vezes, os finais de semana, estudar a distância torna-se uma ferramenta imprescindível para continuar a se capacitar e a ampliar o conhecimento.

Não foi difícil para mim finalizar os estudos. Muito pelo contrário, paralelamente utilizei os avanços da minha dissertação para realizar publicações na minha área profissional.

Sua formação e seus professores atenderam às suas expectativas?

Não só atendeu às minhas expectativas, como também as superou. O programa de estudos do Mestrado realmente serviu de elo entre a minha formação anterior e a profissional que sou hoje.

O que você destacaria com relação à sua experiência de estudar com o patrocínio da FUNIBER?

O material de estudo, que é muito completo e altamente explícito. Eu tenho a versão impressa, que foi enviada diretamente da Espanha, e que eu continuo consultando quando preciso realizar um projeto de pesquisa.

Você conseguiu aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Absolutamente tudo o que eu aprendi foi aplicado no desempenho de minha função como docente e auxiliar profissional das forças de segurança: Polícia Federal Argentina, Ministério da Segurança da Nação, Polícia da Cidade de Buenos Aires.

Sem dúvida alguma, consegui me desenvolver de maneira mais eficaz, alcançando a excelência em minha área de atuação.

Quais horizontes podem ser abertos para você com a formação obtida com a FUNIBER?

Acredito que alcancei meus objetivos. Fui mais longe do que eu esperava, mas tenho mais ambições e pretendo continuar me capacitando em um doutorado com a FUNIBER.

Em sua dissertação de Mestrado, você fez um estudo sobre o treinamento físico dos cadetes da Polícia Federal Argentina (PFA). Quais são as suas conclusões sobre isso? Como esse treinamento pode ser melhorado ou otimizado?

Durante o mestrado, submeti os avanços de meu projeto final à avaliação de um processo de seleção realizado pelo Instituto Universitário da Polícia Federal da Argentina (IUPFA) e o resumo foi selecionado entre vários outros por se tratar de um tema inovador:

“Treinamento Físico para o Desenvolvimento da Tomada de Decisões da Polícia”. IUPFA. 2015.  Ele também foi publicado na Revista Minerva da Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Universitário da Polícia Federal Argentina dentro do tema Profissionalização da Forças Policiais e de Segurança.

Durante o ano de 2017, devido à temática que utilizei na dissertação, fui chamada para ser Professora Especialista em Educação Física Policial do Ciclo de Nivelamento Pedagógico 2017, pela Direção Nacional de Capacitação e Formação Provincial e Municipal, subordinada à Subsecretaria de Capacitação, Formação e Programas de Segurança do Ministério da Segurança, Presidência da República.

Nesse momento, estou capacitando os professores e os policiais de todas as Províncias da República Argentina no que diz respeito à Educação Física Policial e à importância do treinamento físico para o desenvolvimento da tomada de decisões dos policiais.

Capacitadora nas Jornadas Federais de Nivelamento em Educação Física Policial para os Professores dos Institutos de Formação Policial das jurisdições e da Cidade Autônoma de Buenos Aires. Responsável pela Subsecretaria de Capacitação, Formação e Programas de Segurança da Secretaria de Segurança Interna do Ministério da Segurança, função desempenhada no Centro Nacional de Alto Rendimento Esportivo (CeNARD) da Cidade Autônoma de Buenos Aires, durante os dias 21 e 22 de novembro de 2017.

Capacitadora no Ciclo de Nivelamento Pedagógico 2017 da Jornada de Capacitação “Avaliação por Competências e Formação Permanente” para os Institutos de Formação Policial das 24 jurisdições argentinas, a cargo da Subsecretaria de Capacitação, Formação e Programas de Segurança da Secretaria de Segurança Interna do Ministério da Segurança, realizada na Província de Buenos Aires, Escola Juan Vucetich, entre os dias 26 e 27 de setembro de 2017.

Capacitadora no Ciclo de Nivelamento Pedagógico 2017 da Jornada de Capacitação “Avaliação por Competências e Formação Permanente” para os Institutos de Formação Policial das 24 jurisdições de nosso País, a cargo da Subsecretaria de Capacitação, Formação e Programas de Segurança da Secretaria de Segurança Interna do Ministério da Segurança, realizada na província de San Juan, nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

Um Manual de Educação Física Policial, que contém grande parte da minha dissertação do mestrado realizado com a FUNIBER, foi elaborado juntamente com uma grande equipe de profissionais:

“Manual de Educación Física Policial”. Colección Manuales para la Formación de Formadores. Secretaría de Seguridad Interior. Subsecretaría de Capacitación, Formación y Programas de Seguridad de la Nación. Ministerio de Seguridad. Presidencia de la Nación. 2017.

Atualmente, com a Subsecretaria de Capacitação, Formação e Programas de Segurança da Nação com a colaboração do Laboratório de Biomecânica Esportiva do CeNARD, realizamos uma pesquisa científica intitulada “Biomecânica do gesto ao sacar uma arma de fogo” que será publicada em breve pelo Ministério da Segurança. Devo dizer que não conseguiria concluir este estudo de doutorado, sem ter os conhecimentos que o Mestrado me proporcionou.

Acredito que a inovação no desenvolvimento científico do treinamento para as forças de segurança que começamos a implementar pela primeira vez em nosso país nos levará a desenvolver práticas profissionais de excelência para nossos policiais.

Você recomendaria a um amigo ou parente realizar seus estudos com a FUNIBER?

Claro que eu recomendaria e já recomendei a colegas que, inclusive, hoje estão finalizando seus estudos na FUNIBER da mesma maneira que minha família fez comigo. Eu sou muito grata a eles.

O mestrado desenvolveu em mim aspectos de gestão que eu pensava desconhecer e que, na verdade, estavam dentro de mim, prontos para serem explorados!