Mauricio Alberto Paz é um estudante salvadorenho que estudou o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento em um programa de dupla graduação da Universidade Internacional Iberoamericana e da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO). Para Mauricio, foi muito importante poder aplicar na sua vida profissional o que aprendia todos os dias no mestrado, de modo que ele valorizava a flexibilidade e podia estudar no seu tempo livre.
Como você conheceu a FUNIBER e a atividade da fundação?
No lugar onde eu trabalho, fomos informados sobre uma aliança da FUNIBER com bolsas de estudo e que era de boa educação, nos apresentaram os diferentes mestrados e a metodologia. Parecia muito interessante e me deu muita confiança.
O que fez você optar pela FUNIBER?
A acessibilidade em relação aos horários, por ser on-line, além disso, a metodologia era nova para mim e isso chamou minha atenção. Eu gosto de fazer coisas novas, gosto de aprender cada dia mais e foi uma oportunidade clara para continuar crescendo e melhorando todos os dias.
Como foi sua experiência com a fundação? Você se sentiu apoiado e recebeu suporte em seus estudos?
Foi excelente, estou esperando o feedback do avanço, também auxiliam caso seja necessário apoio, uma plataforma amigável, com bastante informação, grade curricular organizada. Além disso, o apoio que me deram foi muito bom, sempre atentos e especialmente que a carga burocrática é pouca, e foi fácil entrar e obter mais informações.
Como foi a experiência de estudar a distância? Quais são as vantagens e desvantagens deste sistema? Foi difícil terminar seus estudos?
A experiência foi muito boa, diferente e inovadora, também pude aprender a ser mais disciplinado. Estudar a distância me permite gerenciar horários flexíveis, sempre com um grande esforço para ser constante com os materiais, mas sem a necessidade de uma aula presencial.
A formação que cursou e os professores atenderam às suas expectativas?
Claro, você aprende todos os dias, especialmente quando realiza uma experiência profissional ao mesmo tempo e pode refletir sobre o que está fazendo. Os vídeos, guias, discussões e aulas são relevantes em todos os sentidos. Além disso, pode-se ver o nível no qual o material foi preparado.
O que você destacaria sobre a sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?
A flexibilidade e acessibilidade, uma vez que permitiu que eu pudesse estudar um mestrado sem precisar estar em uma sala de aula com horários, mas sendo mais disciplinado, cumprindo metas de trabalho, tarefas e exercícios.
Você tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?
Sim, é interessante poder levar lado a lado a experiência e a teoria e, de fato, é de maior ajuda quando você está trabalhando em uma área na qual você pode aplicar tudo o que é adquirido.
Qual era o propósito inicial do seu projeto final de Mestrado?
No início, era poder organizar o processo em uma empresa em que os processos são rápidos e variáveis, ajudando a melhorar os recursos humanos, a qualidade de vida, sendo estes melhor contratados.
O que você descobriu sobre os processos de seleção de pessoas e dos recursos humanos?
Que as pequenas empresas não o fazem porque o dia a dia não lhes permite fazê-lo, já que pensam na operabilidade e o recurso é necessário em muito pouco tempo. De qualquer forma, é sempre importante aguardar o necessário para incorporar a um novo recurso. Os processos de seleção são longos, às vezes, mas necessários para cuidar da empresa e das pessoas que são incorporadas.
Você espera que a formação obtida pela FUNIBER abra novos horizontes profissionais? Quais?
Sim, espero crescer profissionalmente, melhorar as posições e o perfil, bem como o assessoramento interno e externo sobre a gestão do conhecimento e dos recursos humanos.
Você recomendaria um amigo ou membro da família estudar na FUNIBER?
Eu já comecei a recomendá-lo, alguns amigos já estão estudando porque é muito funcional. Totalmente recomendado.