A participante brasileira Natalí de Oliveira Alencar, estudante do Mestrado em Comunicação, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO), é a ganhadora da quarta edição do Concurso Publicação Solidária da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), com 4174 votos, depois de vencer uma disputa apertada de votos com Juliana Patricia Marín, da Colômbia, que recebeu 4151 votos e a Ana Elisa Martínez, da Guatemala, cujo texto recebeu 1039 ‘likes’.
O texto de Natalí de Oliveira, ‘A doação do tempo em tempos de amargura, fala das atividades do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma ONG que busca dar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade para prevenir casos de suicídio, causa pela qual morrem 32 pessoas por dia no Brasil. Com sua vitória, a participante brasileira obterá um prêmio no valor de 1.000 euros para doar a uma ONG de sua escolha.
A segunda classificada foi Juliana Patricia Marín, cujo texto ‘No somos estadísticas, somos personas’ nos aproxima das atividades da Asociación Cristiana de Jóvenes / Young Men’s Christian Association (ACJ/YMCA) da região colombiana de Quindío, que dá apoio a menores em risco de exclusão social, proporcionando atividades educacionais e a aprendizagem do inglês por meio de jogos. O segundo lugar permitirá que a participante colombiana doe 500 euros à organização não governamental de sua escolha. Atualmente, Juliana Patricia Martín está cursando o Mestrado em Educação em regime de dupla titulação pelas Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico (UNINI) e UNEATLÁNTICO.
A temática do texto La vida puede ser bella, em que a participante da Guatemala Ana Elisa Martínez conta com atividades da ONG Associação La Alianza, foi a terceira classificada da final. Associação La Alianza é uma organização que oferece apoio a menores vítimas de abusos e maus tratos. O terceiro prêmio do IV Concurso Publicação Solidária consiste em um lote de produto de merchandising da FUNIBER. A estudante da Guatemala está cursando atualmente o Mestrado Universitário em Resolução de Conflitos e Mediação.
Em uma final cuja votação teve um grande sucesso de participação, o mais destacável é que as três participantes deram a conhecer as atividades das ONG com as que colaboram e comoveram com seus textos à comunidade FUNIBER.