Opinião de Carlos España, aluno guatemalteco, bolsista pela FUNIBER

Opinião de Carlos España, aluno guatemalteco, bolsista pela FUNIBER

Carlos Eduardo España é um aluno da Cidade de Guatemala que estudou, com bolsa pela FUNIBER, o Mestrado em Direção Estratégica com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Carlos aponta como positiva a experiência estudando a distância e graças ao Mestrado, ele espera poder melhorar sua situação profissional muito em breve.

Como soube da FUNIBER e da atividade da fundação?

Conheci as atividades da Fundação como resultado de ver anúncios da FUNIBER na rede e de assistir a um bate-papos realizado na Guatemala.

O que fez você escolher a FUNIBER?

Queria cursar um mestrado ara melhorar minha situação e perspectivas profissionais e por essa razão analisei os programas de pós-graduação de diversas universidades na Guatemala, mas necessitava flexibilidade horário e bom nível acadêmico, o que me trouxe a UNEATLANTICO e o programa de Bolsas de Estudos da FUNIBER.

Como foi a sua experiência com a fundação? Sentiu-se apoiado e respaldado em seus estudos?

Minha experiência com a FUNIBER foi muito boa desde o começo, o compromisso do pessoal administrativo da Fundação foi do mais alto nível em todo momento e sempre pude me comunicar com quem necessitava para solucionar qualquer dúvida ou problema.

Como foi a experiência de estudar a distância? Quais vantagens e desvantagens tem este sistema? Foi difícil poder finalizar seus estudos?

Estudar a distância representa um grande desafio, já que requer disciplina e perseverança, e ao longo de um Mestrado de dois anos vão surgir problemas e momentos de dificuldade, seja a nível pessoal ou profissional, e, apesar de tudo, tem que continuar seguindo com os estudos. Agradeci o profissionalismo dos docentes da UNEATLANTICO e do pessoal da FUNIBER, já que me ajudaram muito nesse aspecto.

Devo acrescentar que, como mencionei acima, foi uma grande oportunidade estudar a distância, já que necessitava de flexibilidade de horário e poder estudar em meu tempo livre, e isso é um elemento principal, não tivesse podido seguir um regime de classes presenciais com regularidade.

As expectativas que você tinha sobre a formação que cursou e os profissionais foram atendidas?

Sim, ambos elas foram atendidas. Eu queria uma formação completa em temas como a direção de empresas, finanças, comércio, recursos humanos e liderança, esse Mestrado me proporcionou isso.

O que destacaria de sua experiência cursando os estudos patrocinados pela FUNIBER?

Há muito que destacar; para uma boa aprendizagem foi essencial que cada disciplina fora fácil de aprender e assimilar a curto prazo, já que os conteúdos eram claros e completos.  O poder trabalhar em meu tempo livre, especialmente fins de semana, foi uma circunstância que me ajudou a melhorar como profissional e a potencializar minha disciplina.

Você pôde aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim, por sorte pude aplicá-los em minha vida diária, já que os conteúdos do Mestrado são muito completos e se adaptam muito bem a empresas grandes.

Espera que a formação obtida por meio da FUNIBER lhe abra novos horizontes profissionais? Quais?

Sim, espero que me abra novas portas, embora não tenho nada específico planejado. De fato, o Mestrado me trouxe novas oportunidades. Além disso, espero continuar aprendendo e me formando.

Você recomendaria os programas patrocinados pela FUNIBER a algum amigo ou familiar?

Sim, recomendaria eles. Na Guatemala é complicado cursar mestrados e doutorados, especialmente se se têm responsabilidades familiares ou laborais, por essa razão poder estudar a distância é uma excelente oportunidade que também te dá a opção de cursar programas de universidades internacionais.